CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 14 de setembro de 2013

1 793 - O quarteleiro e sapador Fernando Grácio...

Fernando Grácio e Viegas, em Amor, Leiria, em 2013. 
O Grácio, guarda-redes da equipa da CCS, no Quitexe, em 1974
«Ó sr. Fernando, viu por aí o sr. Grácio?!...».
Vinha eu de Monte Real, da base aérea e de ver Cannadair´s a levantar voo para combater os fogos deste verão trágico, virado a Leiria, quando vi a placa: Amor. 
Achei piada a este nome de freguesia, que já conhecia de outras andanças, mas sem nunca por lá ter passado. Que me lembre.
O fim de tarde corria e as memórias desfiaram-se-me: Amor?! Espera lá, d´Amor é o Grácio!!! Exacto, o Grácio! E mora onde, em que rua? Puxa da memória,  Viegas! 
Mais adiante, estavam quatro pessoas em pé de conversa, parei e perguntei: «Onde é a Rua do Barro?»
Respondeu um cavalheiro, que me deve ter achado com cara de agente judicial, a perguntar-me: «Procura quem?». Lá disse e percebi logo, era o vizinho. 
«Você volta atrás e corta à esquerda, e outra vez à esquerda, a casa dele é antes da casa que está pintada da cor mais feia que você conhece!»
E lá fui eu. Ali mesmo, onde nos vêem na foto, é a casa do Grácio. Entrei na rua e logo o vi, andava ele a horticultar, com a mulher.
«Ó sr. Fernando, viu por aí o sr. Grácio?», perguntei-lhe eu, de dento do carro, daquela porta que ali vêem aberta.
O Grácio, era ele, viu-me e rapidamente  largou a enxada e veio a correr, com a velocidade que lhe deixaram as botas de borracha. Atrás dele, desembaraçada e à gargalhada, a «mais que tudo dele». E ali ficámos, no «pergunta tu, pergunto eu» destas coisas e que nos emocionou e fez mais felizes, recordando dias e momentos da nossa jornada angolana de 15 meses.
O Grácio está fixe, como se vê. Trabalha na área da construção, tem dois filhos (um casal) e faz da horticultura uma forma de ajudar a economia familiar. Diga-se, já agora, e eu pus olho no pormenor, tem uma horta mimosinha e o Grácio vive feliz!
- GRÁCIO. Fernando Martinho Grácio, 1º. cabo sapador de 
infantaria, voluntário, dois anos mais novo (nascido em 1954). 
Foi quarteleiro do depósito de géneros, mesmo encostado à messe 
bar de sargentos do Quitexe. Vive em Amor (Leiria).  

Sem comentários:

Enviar um comentário