CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 19 de janeiro de 2014

1 923 - Cavaleiros expectantes sobre a Cimeira do Alvor

Costa Gomes no discurso de encerramento da Cimeira do Alvor, a 15 de Janeiro 
de 1975. O aniversariante Fernandes (à esquerda) e Viegas, na avenida do Quietexe

Os efeitos da Cimeira do Alvor também chegaram ao Quitexe, e ao nosso saudoso Uíge, mas sem muito pormenor e com algum atraso. O Livro da Unidade refere-se-lhe como sendo da Penina (nome do hotel do Alvor onde decorreu) e indica que «em reflexo desses resultados, começou a ser murmurada uma nova remodelação de dispositivo», através da qual, ainda segundo o livro de memórias dos Cavaleiros do Norte, «o BCAV. 8423 iria sediar-se em Carmona».
Holden Roberto, presidente da FNLA, já regressado ao Zaire, afirmava em Kinshasa, a 18 de Janeiro de 1975 e sobre os refugiados angolanos, que «têm direito a regressarem aos seus lares, a partir da posse do Governo de Transição»

«Há disposições já assentes. Vão ser criadas condições de acolhimento para os angolanos sem meios», disse Holden Roberto, também com opinião sobre os movimentos/partidos que não participaram na Cimeira do Alvor.
Segundo ele, a FNLA «sempre praticará a política da porta aberta» e, por isso mesmo, frisou, «receberemos os nossos irmãos, todos os que quiserem juntar-se-nos».
A 19 de Janeiro de 1975, hoje se fazem 39 anos, o Fernandes fez 23 e foi dia de ir ao Topete. Acredito que a foto (acima) seja desse dia, um domingo. Ele de farda nº. 1 e o Topete lá ao fim da da avenida. Este varandim à esquerda, era o da casa dos furriéis do Quitexe.
Quem também fez 23 anos neste dia foi o Viana, 1º. cabo escriturário. Festa duplicada, entre os Cavaleiros do Norte!
- FERNANDES. António da Costa Fernandes, furriel miliciano 
atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. É de Braga, onde é professor.
- VIANA. Damião Augusto Neves Viana, 1º. cabo escriturário, da 
CCS do BCAV. 8423.É de Fâmzees, Gondomar, onde mora.
- TOPETE. Restaurante ao fim da avenida do Quitexe, 
à esquerda da saída para Camabatela. 

Sem comentários:

Enviar um comentário