CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

4 964 - A Facção de Daniel Chipenda reunida com Agostinho Neto!

O pavilhão do Clube Recreativo do Uíge (CRU), a 25 de Setembro de 2019, aquando da visita do furriel
Viegas à cidade do Uíge, a Carmona do tempo colonial. A Carmona do tempo dos Cavaleiros do Norte
do Batalhão de Cavalaria 8423!
Daniel Chipenda (à esquerda) e Agostinho Neto (à direita)
com um jornalista argelino que, ao tempo, reportava
os acontecimentos de Angola


Ao dia 12 de Fevereiro de 1975, sabia-se por Angola que uma delegação da UNITA se deslocou a Ninda (no leste), onde Daniel Chipenda se aquartelava, na perspectiva de sanar as diferenças que tinha com o MPLA. 
Chipenda, antigo futebolista do Benfica e da Académica de Coimbra, liderava uma das facções dissidentes, depois de contestar a liderança de Agostinho Neto e ser expulso do movimento. Em Luanda, e já desde o dia 4 desse Fevereiro de há 45 amos, estavam Mário Andrade, Joaquim Pinto de Andrade e Gentil Viana, da Revolta Activa - outra facção dissidente do MPLA, que também discordava da orientação de Agostinho Neto.
A conciliação entre as gentes do movimento, admitia-se na altura e segundo a imprensa, era tida como «possível nos próximos dias» e saudada pelos meios políticos luandenses como sendo «um factor positivo na etapa final que levará à independência de Angola, no próximo dia 11 de Novembro».
José Frangãos
o 1º. cabo Cuba
O Frangãos e
2018, em Cuba

Frangãos, o Cuba da 
CCS, 68 anos em... Cuba!

O 1º. cabo Frangãos, pela jornada angolana do Uíge angolano conhecido como Cuba, festeja 68 anos a 12 de Fevereiro de 2020.
José das Dores Caeiro dos Frangãos, é este o seu nome completo, foi especialistas de mecânica-auto da CCS do BCAV. 8423 e natural da alentejana Cuba, por isso Cuba lhe chamavam..., aonde regressou a 8 de Setembro de 1975. E por lá, o Caeiro.
A Cuba natal foi por onde fez (e faz) toda a sua vida pessoal e familiar, à mecânica continuando ligado e também ao futebol, como no Quitexe mas por cá como atleta e treinador. Também à música e organização de eventos, e lá ainda vive, feliz, para lá indo o nosso abraço de parabéns!
Carlos Costa
o Mouraria

Costa de Aldeia Viçosa,
68 anos na Amadora !

O Costa, o Mouraria, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 12 de Fevereiro de 2020.
Especialista de transmissões na uíjana e angolana Aldeia Viçosa, Carlos Alberto de Abreu Costa - é este o seu nome completo... -, voltou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua casa residencial da Rua do Bem Formoso, na cidade de Lisboa.
Mora agora na vizinha Amadora, na Estrada da Circunvalação, para onde «transmitimos» as nossas felicitações. E muitos mais e bons anos venham!

Sem comentários:

Enviar um comentário