CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 19 de março de 2022

5 746 - O adeus do general Luz Cunha a Angola e mais especialistas em Santa Margarida e no BCAV. 8423!

Cavaleiros do Norte da CCS: 1º. cabos Luciano
Gomes, Ezequiel Silvestre e Victor Vieira, o
 Sacristão, que hoje faz 70 anos, na Vidigueira

General Luz Cunha


comandante Chefe das Forças Armadas de Angola, general Luz Cunha deixou Luanda a 19 de Março de 1974, há 48 anos, e viajou para Lisboa, onde iria assumir as funções de Chefe do Estado Maior das Forças Armadas - substituindo o também general Costa Gomes.

O Diário do Governo desse publicara a exoneração dos generais Costa Gomes e António de Spínola dos cargos de Chefe e Vice-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas - por despacho da Defesa Nacional, do dia 14 de Março de 1974.

O general Joaquim Luz Cunha era o comandante Chefe das Forças Armadas de Angola e despedira-se na véspera, numa cerimónia na parada da Fortaleza

de S. Miguel em que estiveram, entre outros oficiais de alta patente, os comandantes das Regiões Militar, Aérea e Naval. E também o general Alberty Correia, que dias antes lá chegara para ir comandar a Zona Militar Norte (ZMN), instalada na cidade de Carmona (actual Uíge), a 40 quilómetros do Quitexe - onde iriam jornadear os Cavaleiros do Norte.
Mal sabíamos nós de tal pormenor, nem poderíamos saber. Menos ainda qual a zona angolana que seria o nosso destino próximo.

Henrique Esgueira,
condutor da CCS
Condutores para
CCS e 3ª. CCAV.


A esmagadora maioria dos Cavaleiros do Norte estava, desde a véspera, em gozo da Licença de Normas, mas ao RC4 continuavam a chegar militares especialistas, «por terem sido nomeados para servir no ultramar, com destino ao BCAV. 8423». 
Dois condutores, no caso, e ambos transferidos da Escola Prática de Engenharia (EPE), em Tancos. 
Os seguintes, segundo a Ordem de Serviço nº. 67, de 21 de Março de 1974:
- Henrique Nunes Esgueira, para a CCS,  a do Quitexe. Natural de Figueira Redonda, freguesia de Serra, em Tomar. Actualmente, é empresário da construção civil e mora em Alfragide, na Amadora.
- Manuel Agostinho da Silva Moço, para a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Natural de Azeitão, freguesia de S. Lourenço, em Setúbal.

O furriel Manuel Dias
nos tempos de Angola

O Manuel Dias nos
anos 2000 e tal

Furriel Manuel Dias
faria hoje 70 anos!

O dia 19 de Março de 1952, pelas bandas de Oliveira do Hospital, foi o do nascimento de Manuel Dinis Dias, futuro furriel miliciano mecânico-auto da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala.
Hoje, faria 70 anos!
O Dias, ainda muito novo e acompanhando a família, fixou-se em Lisboa, onde estudou e trabalhou e de onde partiu para a sua (e nossa) jornada africana de Angola que o levou a Zalala - na nortenha província do Uíge
Passou depois por Vista Alegre/Ponte do Dange (na Estrada do Café) e pelo Songo, antes de chegar a Carmona e passar pelo Grafanil, em Luanda, para o regresso a Portugal - a 9 de Setembro de 1975.
Continuou em Lisboa a sua vida pessoal e profissional, como mecânico, e lá casou com Júlia, amor de uma vida, e foi pai de Ana Filipa Dias - que, em Outubro de 2013 anos confidenciou que o nosso saudoso amigo foi vítima de doença incurável, falecendo a 20 Outubro de 2011. Aos 59 anos!
Ainda muito jovem e expectante na vida e futuro. Que hoje recordamos com saudade e dela, aqui fazendo memoria. RIP!!!

Carlos Ferreira
em 2013


1º. cabo Ferreira, 70
anos em Moçambique


O 19 de Março de 2017 é dia do 1º. cabo Carlos Alberto Pereira Tavares Ferreira, da 1ª. CCCAV. 8423, festejar 70 anos. Em Moçambique.
Natural de Albergaria-a-Velha, foi 1º. cabo mecânico de armamento ligeiro de especialidade militar da 1ª. CCAV. 8423 e, ja em Luanda e em vésperas do regresso a Portugal, assumiu, sozinho e já em Luanda, responsabilidades que cabiam também a outros, por lá ficando em pena disciplinar que continuou em Portugal. Enveredou pela militância revolucionária e, por isso foi julgado.
Actualmente, e já desde há vários anos, é empresário do sector da segurança electrónica em Moçambique, morando em Maputo - a antiga Lourenço Marques, capital da antiga província ultramarina portuguesa.
É para lá e para ele que vão os nossos parabéns!

Vieira, o Sacristão, 70
anos na Vidigueira !

O 1º. cabo Victor Manuel da Cunha Vieira era o «Vidiguêra», 1º. cabo auxiliar de serviços religiosos, daí lhe advindo a carinhosa alcunha de Sacristão.
Alentejano da vila da Vidigueira, fez parte da guarnição da CCS dos Cavaleiros do Norte, em Quitexe e Carmona, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, e explorou um café na vila, até que sofreu um AVC, há volta de 15 anos, ficando com alguma incapacidade física.
Actualmente e apesar de algumas limitações, está suficientemente reestabelecido de saúde (como se pode ver na imagem aqui ao lado) e explora o bar da Junta de Freguesia da Vidigueira.
Parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário