CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 7 de janeiro de 2023

7039 - Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 em Carmona e reuniões para a Cimeira de Angola!



A Estrada do Café, na saída de Carmona para o Quitexe. Aqui
 passaram, há 48 anos, o comandante Almeida e Brito e o
 capitão José Paulo Falcão, para uma reunião na ZMN/CSU
BCAV. 8423

O comandante Almeida e Brito, oficial de Cavalaria e tenente-coronel de patente militar, voltou à cidade de Carmona no dia 7 de Janeiro de 1975, há 48 anos e para reunir no Comando de Sector do Uíge (CSU), na Zona Militar Norte (ZMN), para «estabelecimento de contactos operacionais».
Comandante do BCAV. 8423, já lá estivera no dia 3 e lá voltaria a 28

O comandante Almeida e Brito e o capitão
José Paulo Falcão no encontro de Águeda,
 em 1995. Ambos já falecidos
do mesmo mês - assim como ao BC 12, o nosso futuro quartel, mas no dia 18 -, normalmente fazendo-se acompanhar do oficial adjunto do BCAV. 8423, o capitão de Cavalaria José Paulo Falcão - oficial adjunto do BCAV. 8423.
Já ambos faleceram: Almeida e Brito a 20 de Junho de 2003, subitamente e no decorrer de um passeio turístico a Espanha e aos 76 anos; José Paulo Falcão a 9 de Dezembro de 2019, de doença prolongada e aos 77 anos, em Coimbra.

Os dias de Angola
de há 48 anos !


Os dias passavam e aproximava-se a Cimeira que viria a ser do Alvor - marcada para o dia 10 -, mas, a 7 de Janeiro, ainda se admitia que poderia ser em Ofir, perto de Viana do Castelo.

A esta cidade foi o coronel Eurico Corvacho, para reunir com o Governador Civil e o comandante do BC9, que ali estava aquartelado. Corvacho era o Chefe de Estado Maior da Região Militar do Norte.
Agostinho Neto, presidente do MPLA, que tinha chegada a Lisboa prevista para este dia, afinal não chegou. Jonas Savimbi, presidente da UNITA, avistou-se com Leopold Senghor, presidente do Senegal, em Dakar. Em Serpa Pinto, capital da província de Cuando Cubango, no sul de Angola, foi anunciada a saída de 60 elementos da chamada Revolta do Leste - a Facção Chipenda -, que terão aderido ao MPLA, «após negociações com o delegado local do movimento de Agostinho Neto».
Assim iam os nossos dias de Angola, há precisamente 48 anos!
O Manuel Barroso e o Alberto Pimenta,
o Barbas de Zalala, em 1974

Alberto Pimenta
Barbas de Zalala

A morte de Alberto Pimenta,
o Barbas de Zalala!

O soldado Alberto Pimenta, o Barbas de Zalala, faleceu na noite de 7 de Janeiro de 2020, há 3 anos, aos 67 e vítima de doença, no Hospital de Vila do Conde.
Alberto Abel Alves Pimenta foi atirador de Cavalaria, com «ajuda» à oficina-auto coordenada pelo furriel Manuel Dinis Dias, e Cavaleiro do Norte de Zalala, de Vista Alegre e Ponte do Dange, Songo e Carmona. Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do uíjano norte de Angola, e fixou-se no seu natal lugar de  Mindelo, da freguesia de Árvore, em Vila do Conde. Já com a sua incontornável e longa barba, que por Zalala começou a crescer e o acompanhou por toda a vida!
Empresário na área da restauração automóvel, criou e geriu a Auto-Reparadora, com instalações na Rua do Alto das Póvoas, no Terroso, Póvoa do Varzim. Companheiro dos bons, foi infaltável e indispensável conviva dos encontros da 1ª. CCAV. 8423.
Hoje o lembramos com saudade. RIP!!!
O 1º. cabo Floro na enfermaria da 3ª. CCAV. 8423
a da Fazenda Santa Isabel e em 1974
O Floro em 2017

Floro de Santa Isabel, 71
anos em Sesimbra !!!


O 1º. cabo Floro Gomes Teixeira, da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel, festejou ontem 71 anos, dia 6 de Janeiro de 2023.
Enfermeiro de especialidade militar, morava na Quinta das Laranjeiras, no Laranjeiro (no concelho de Almada), e lá regressou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano - surpreendendo a sua saudosa e amada esposa, que não o esperava e mergulhou, felicíssima, em raro momento de alegria. 
O Floro era (é) originário da zona de Coimbra mas migrou para o outro lado do Tejo e fez vida profissional no Regimento de Bombeiros Sapadores de Lisboa. Mora agora na Quinta do Conde, no município de Sesimbra, já aposentado, e, um dia atrasado, para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns! 

Sem comentários:

Enviar um comentário