CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

7 071 - A morte do furriel Baldy Pereira de Zalala! Os 71 anos do furriel Peixoto e do 1º. cabo Pires!


Zalala: o 1º. cabo Jorge Silva, à viola, e o alferes
miliciano Mário Jorge Sousa , falecido a 26
de Janeiro de 2021, do doença e no Porto
O furriel João M. Belém
Baldy Pereira em 1974

O furriel Baldy Pereira foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, de onde saiu em Setembro de 1974. Faria hoje 71 anos mas faleceu a 26 de Novembro de 2016, vítima de doença.
João Manuel Baldy Belém Pereira foi especialista do BCAV. 8423, como atirador de Cavalaria, e, por terras do Uíge angolano, integrou o grupo de combate do alferes Mário Jorge de Sousa - de
Baldy Pereira
nos anos 2000
Operações Especiais, os Rangers. Ele, com os também furriéis milicianos Victor Costa e Mota Viana. 
O Baldy Pereira teve algumas diferenças com o alferes Mário Jorge Sousa, comandante do grupo de combate e simultânea-
mente adjunto do comandante da 1ª. CCAV. 8423, o capitão miliciano Castro Dias, e tal levou a que, segundo o livro «História da Unidade», saísse de Zalala e rodasse para outra unidade.
O furriel João Dias, das TRMS de Zalala, lembra-se de o ter voltado a ver a 4 de Agosto de 1975, na cidade de Salazar (actual N´Dalatando). Voltou a Portugal em data desconhecida e trabalhou na área da grande Lisboa como delegado de propaganda médica. Morava em Santo António dos Cavaleiros e faleceu a 26 de Novembro de 2016, apenas 5 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.
Hoje o recordamos com saudade e dele aqui fazemos memória, em imagem que gentilmente nos foi cedida por Henrique, seu irmão. RIP!!!
Furriel mil. João
Domingos Peixoto


Furriel João Peixoto
faz 71 anos em Braga!


O dia 7 de Fevereiro de 2023, hoje mesmo, é tempo de festa dos dos 71 anos do furriel Peixoto, que temporariamente foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423.
João Domingos Faria Taveira de Peixoto, de seu nome completo e atirador de infantaria de especialidade militar esteve adido à CCS, no Quitexe e em Carmona, em trânsito  - rodando da CCAÇ. 4741/74, a de Sanza Pombo, onde esteve com o também furriel Mota Viana - que para lá tinha tinha ido de Zalala. Depois do Quitexe e de Carmona e dos Cavaleiros do Norte, o furriel Peixoto ainda foi parar a Cabinda, para um Batalhão de Artilharia, aquartelado em Landana.
Regressou a Braga em 1975, de onde é e onde vive, casado, pai e avô, agora aposentado da função pública. Foi professor em toda a vida profissional.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!
Albino Jorge Pires
1º. cabo da CCS


Pires, 1º. cabo sapador, 71
anos nos Estados Unidos!

O 1º. cabo Albino Jorge de Oliveira Pires, combatente da CCS do CCAV. 8423, está hoje em festa dos seus 71 anos. Nos Estados Unidos. 
Sapador de especialidade militar, integrou o pelotão do alferes miliciano Jaime Ribeiro e, além do Quitexe, também passou por Carmona e pelo BC12 - onde concluiu a sua (e nossa) jornada africana do norte uíjano de Angola.
Natural de Folgosinho, em Gouveia (Serra da Estrela) - onde é popularmente conhecido como o Jorge Borrego, irmão do Luciano e todos eles boa gente e de boas famílias -, está há muitos anos emigrado nos Estados Unidos onde, agora já aposentado, gere «a propriedade de uma jornalista milionária» e de onde e a Portugal vem pelo menos duas vezes por ano.
Os nossos parabéns! E mais, muitos mais e bons anos de vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário