CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A morte do alferes António Honório de Campos, que foi médico do BCAV. 8423!

 

O capitão José Paulo Fernandes e os alferes Pedrosa de Oliveira, Carlos Silva, Barros Simões e
António Honório de Campos, num encontro da 3ª. CCAV. 8423

O alferes António
Honório Campos


O alferes miliciano médico António Honório de Campos faleceu ontem em Coimbra, aos 81 anos e de problema cardíaco.
O funeral está marcado para amanhã, dia 31 de Outubro de 2025, às 11 horas e na Igreja de Nossa Senhora de Lurdes, na Rua António José de Almeida, nesta cidade.
Oficial miliciano, substituiu o capitão miliciano médico Manuel Leal em Novembro de 1974, mas já prestava serviço na 2ª. CCAV., de Aldeia Viçosa, e na 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, e com «elevada competência profissional», que justificou «merecido louvor», proposto pelo capitão José Paulo Fernandes, da 3ª. CCAV. 8423.
Acumulou funções militares com as de Delegado de Saúde do Quitexe, apoiando «toda a população civil, sem olhar a horas de trabalho», como se lê no louvor do comandante Almeida e Brito, acrescentando-lhe «dedicação integral a todos os casos vividos».
O grave conflito armado entre a FNLA e o MPLA, no Quitexe e em Junho de 1975, levou-o a ter de «actuar quase sozinho, perante elevado número de feridos muito graves, patenteando elevada isenção» e manifestando «a sua capacidade técnica e humana, em actividade digna de realce».
Regressado a Portugal, seguiu carreira de dermatologista, foi assistente graduado do Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, e exerceu medicina privada. Aposentado desde Outubro de 2006, viveu em Coimbra, dividindo o seu dia-a-dia com a Figueira da Foz. RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário