CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

- Há 50 anos: Confrontos no Uíge entre tropas do MPLA e da FNLA!

O DL de há 50 anos


A imprensa portuguesa da 29 de Outubro de 1975, há 50 anos, dava, finalmente, notícias de Carmona e do Uíge, dando conta do «recuo, na Frente Norte e zona de confrontações no triângulo Barra do Dande-Caxito-Libongos, das forças mercenárias do ELNA».
O
s Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 já estavam em Portugal desde meados de Setembro e o «Diário de Lisboa», que citamos com a devida vénia e como se vê na imagem ao lado, acrescentava que «dada a contra-ofensiva desencadeada pela forças populares, as forças mercenárias abandonaram as suas posições naquela zona, tendo-se retirado para posições próxima do Ambrizete».
Estávamos a 13/14 dias da independência de Angola e o «Diário de Lisboa» desse dia acrescentava que «inclusive, as forças que possuíam no Ambriz foram igualmente concentradas naquela região».
A retirada, porém, poderia significar «o reagrupamento de efectivos», dado que, e continuamos a citar o DL, «as forças mercenárias sofreram pesadas perdas em homens e material de guerra». Ontem mesmo, adiantava o jornal, «após violentos combates na 1ª. Região Militar (do MPLA), as forças mercenárias deixaram no terreno dois blindados zairenses e os seus ocupantes».
As linhas de confrontação situavam-se, por essa altura, pela zona de Santa Eulália e havia já «unidades das forças regulares localizadas em Camabatela» - que fica(va) muito perto do Quitexe.

Sem comentários:

Enviar um comentário