CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

1 671 - O adeus ao alferes miliciano Meneses

Meneses, foi o alferes miliciano Cavaleiro do Norte que, a 13 de Abril de 1975, corajosamente, «actuou de forma rápida, decidida e enérgica», pondo termo a uma manifestação não autorizada em Carmona, «onde se verificou confronto entre elementos de dois movimentos emancipalistas, com uso de armas de fogo, na via público».
O determinação do pequeno núcleo de tropas que comandava «não deixou dúvidas», conseguiu «a detenção de dois dos elementos em confronto» e abortou a manifestação. Por tal, foi louvado, em  ordem de serviço (nº. 90).
Voltou a Portugal e às Cortes, em Leiria - onde laborou e fez vida na área das carnes, com dois talhos e uma empresa de embalagens (a Nova Funcar). A saúde abalou-o, ultimamente - assim nos disse da ultima vez que falámos. Com problemas pancreáticos, os médicos optaram por não efectuar qualquer cirurgia. Sabendo-se doente, por duas vezes «convocou» os amigos para a despedida. 
Ultimamente, dirigia os negócios a partir do interior da viatura, junto às áreas comercias de que era proprietário. «Foram tempos muito penosos, dizem os amigos», relatou-nos António Casal da Fonseca, por lá vizinho (de Marrazes).
Faleceu ontem, aos 60 anos, deixando viúva Cidalina Maria Pedrosa dos Reis Alves e 4 filhos: Cláudia Sofia, Ana Patrícia, Catarina Alexandra e António Manuel. O funeral foi hoje, às 17.30 horas, para o cemitério de Cortes, em Leiria.
Até um destes dias, Meneses.
- MENESES. Manuel Meneses Alves, alferes 
miliciano atirador de cavalaria, da 2ª. CCAV. 8423. Empresário do sector das carnes, em Cortes (Leiria).

2 comentários:

  1. Os meus sentidos pêsames, á familia
    enlutada do camarada Meneses!!
    ManPinto

    ResponderEliminar