CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

1 682 - A viagem para Angola adiada por dois dias...


Neto, Viegas e Monteiro no Quitexe (1974)


A 27 de Maio de 1974, aí pelas cinco horas da manhã, o SIMCA 1100 do pai do Neto chegou ao largo do cruzeiro, aqui na minha aldeia, para me buscar e nos levar a Santa Margarida, ao RC4, de onde partiríamos para Lisboa e, ao princípio da noite, voaríamos para Luanda, para Angola.
Ir-se-ia confirmar a nossa mobilização - publicada na Ordem de Serviço nº. 286, de 7 de Dezembro de 1973, do Centro de Instrução de Operações Especiais (o CIOE), em Lamego.
A mobilização vinha de trás, da Nota 47 000, de 17 de Novembro anterior, da Repartição do Serviço de Pessoal, da DSP/ME, que «nomeava para servir no ultramar, nos termos da alínea c) do artigo 20º., do Decreto-Lei nº. 49 107, de 7 de Julho de 1969», um vasto número de militares. Entre eles, e destinados ao BCAV. 8423, os 1º. cabos milicianos Monteiro, Viegas e  Neto (CCS). Esses mesmos, os da imagem de cima.
Lá fomos nós, país abaixo, por estradas bem piores que as de hoje, e a horas chegámos a Santa Margarida, onde fomos surpreendidos: afinal, a partida estava adiada por dias duas. Seria (e foi) a 29 de Maio. Muitos dos CCS´s (da partida da CCS se tratava) voltaram a casa (o Neto foi para Lisboa, salvo erro...) mas entendi eu por lá ficar os dois dias de espera, a serenar ideias e a cultivar leituras. Não quis repetir a despedida de minha mãe - que aqui ficara recém-viúva e com duas filhas recém-casadas, sozinha - em pouco mais de um ano sem o conforto e o afecto do marido e de três filhos, estes cada qual para o seu destino.
Foi há 39 anos, hoje se completam. O tempo passa, mas, estou certo, fosse eu ali perguntar-lhe se se lembrava desse dia e, do alto dos seus 92 anos, dir-me-ia ternamente que sim. Foi inesquecível para ambos!  

Sem comentários:

Enviar um comentário