CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

1 678 - O «nosso» capitão José Paulo Falcão

Furriel Reino, tenente coronel Almeida e Brito, um soldado e capitão Falcão, na ceia de 
Natal de 1974. De costas, o capitão Oliveira. O capitão Falcão, na actualidade, já tenente coronel

O comandante Almeida e Brito chegou a Luanda há precisamente 39 anos. Com o capitão Falcão e o alferes miliciano Hermida, como aqui falámos ontem. Hoje, falamos do agora tenente coronel Falcão, que foi oficial adjunto e de operações dos Cavaleiros do Norte, o Batalhão de Cavalaria 8423, que teve CCS no Quitexe.
A gentileza de sua esposa, senhora D. Maria do Carmo Gaivão, permite-nos avivar a memória, com uma imagem da ceia de Natal de 1974 - na qual se vê o então jovem capitão, na sua terceira comissão militar e a segunda em África. Já passara por terras angolanas em 1967, era o ainda mais jovem alferes. Esteve depois no longínquo Timor, nos primeiros dois anos da década de 70. E foi Cavaleiro do Norte, em 1974 e 1975!
Após a jornada africana de terras do Uíge, comandou a Polícia Militar (no Porto e em Coimbra), seguiu para Santa Margarida e foi 2º. comandante do Regimento de Cavalaria de Braga. Seguiu para  Estremoz, esteve em Lisboa e, finalmente, em Coimbra - onde reside. Passou à reserva em 1996, pois «já se sentia doente e cansado».
Maria do Carmo Gaivão - o amor da sua vida, mãe do seu casal de filhos -, confidenciou-nos que se «encontra muito doente», na sequência de vários pequenos AVC´s, sofridos nos últimos quatro anos.
Confraternizou connosco no Encontro de Águeda, a 9 de Setembro de 1995 - na primeira vez que fizemos memória da nossa jornada africana, 20 anos depois do regresso de Angola, na Estalagem da Pateira. É desse dia a foto de ontem. Julgo que também esteve no de 1996, a 1 de Junho, quando as quatro companhias do batalhão se juntaram em Leiria.
O blogue estima a melhor saúde e o melhor de tudo para «o nosso capitão Falcão!». Agora tenente coronel aposentado e a residir em Coimbra.

3 comentários:

  1. Um abraço para o nosso capitão Falcão, era boa gente e um amigo e é pena que passe mal de saúde.
    Um abraço para ele...
    Pires

    ResponderEliminar
  2. Cumprimentos para o nosso capitão Falcão, que foi um bom amigo nosso lá pelo quitexe.
    Lamento que esteja doente e mando-lhe o meu abraço,
    J. Silva

    ResponderEliminar
  3. Capitão FALCÂO ,espero que a sua saúde recupere. Abraço dos Camaradas de Zalala.

    ResponderEliminar