CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

1 735 - Sair ou não sair de Carmona...

Furriéis da CCS e da 3ª. CCAV. 8423: Bento (atrás), Viegas, Carvalho, Flora, Capitão 
e Rocha (de pé), Ribeiro, Reino e Grenha Lopes, com o soldado Lages, do bar. O Guedes, em baixo




A 8 de Julho de 1975, completou-se a rotação da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, do Quitexe para Carmona, onde se instalou no BC12. Isto, «dada a necessidade de preparar uma maior presença na cidade»
O primeiro grupo de combate da guarnição comandada pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes saíra a 1 de Julho, «abandonando-se, assim, mais uma povoação», como sublinha o Livro da Unidade. 
A 24 de Abril, desactivaram-se os aquartelamentos de Vista Alegre e Ponte do Dange - de onde saiu a 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala e do capitão Castro Dias. Que de Zalala, a mítica «mais dura escola de guerra», saíra definitivamente a 25 de Novembro de 1974 - quando de lá disseram adeus os últimos pelotões. 
As opções dos Cavaleiros do Norte, ao tempo e depois dos incidentes dos primeiros dias de Junho, não eram muitas. Ou ficar em Carmona até não se sabia quando, ou antecipar o regresso a Luanda. Questão que o Quartel General da Região Militar de Angola demorava a resolver. 
- CAPITÃO. Luís Ribeiro Capitão, furriel miliciano atirador de cavalaria, da 3ª. CCAV. 8423. É o único da foto que já faleceu, a 5 de Janeiro de 2010, vítima de doença. Era funcionário da REFER e residia em Vila Nova de Ourém.
- GUEDES. Victor Mateus Ribeiro Guedes, furriel miliciano de armamento pesado. Faleceu a 16 de Abril de 1998.
- OUTROS. Furriéis da CCS eram o Bento (que mora em França), o Viegas (em Águeda) e o Rocha (em Valadares, VN de Gaia) - os três no activo profissional. Da 3ª. CCAV. 8423: Carvalho, aposentado da PSP (no Entroncamento), Flora, aposentado da Caixa Geral de Depósitos (em Odivelas), Ribeiro, aposentado da EDP (em Vila Real), Reino, aposentado da GNR (no Sabugal) e Grenha Lopes, empresário (em Lisboa).

3 comentários:

  1. Gosto disto!
    Luís Patriarca

    ResponderEliminar
  2. Viva, caro Patriarca!!!!
    Veja lá como o tempo passa!!! Ainda há 35 anos andávamos lá pelo Uíge e já estamos com "os pés para a cova". Digo eu!!!.
    Cavaleiros do Norte

    ResponderEliminar
  3. s "Pés p'ra cova, virgula".
    Os Cavaleiros do Norte estão impecáveis.
    Ainda faziam uma "ordem unida".
    Abraços.
    Rodolfo Tomas

    ResponderEliminar