CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 28 de julho de 2013

1 745 - A preparação da operação de saída de Carmona

Parada do BC12, nos últimos dias das NT em Carmona

A 28 de Julho de 1975, uma segunda-feira, elementos do QG/RMA reuniram-se em Carmona com o comando do BCAV. 8423, com o objectivo de preparar a operação de regresso a Luanda. Por outras palavras, a saída de Carmona da última guarnição portuguesa - que por lá era menos bem tratada e muito menos reconhecida, sistematicamente alvo de críticas e ofensas.
A 23, dias antes e já com o mesmo objectivo, já se realizar idêntica reunião - que se repetiu a 29 - a terça-feira seguinte.
O ambiente geral escaldava pela cidade e o facto de ser conhecida a saída das NT, mais ousou o «afiar de navalhas» da população europeia. Se bem que, e é justo tal sublinhar, houve excepções.
Os Cavaleiros do Norte desde a sua chegada a Carmona que tinham rigorosas instruções no sentido de ignorar as provocações, mas nem sempre tal acontecia.
Em Luanda, depois de várias semanas de combates, o MPLA controlava a situação e era no Uíge, sua zona natural, que a FNLA queria impor as suas regras. «Construir uma Angola nova, em ambiente de paz e fraternidade», como um ano antes (a 27 de Julho de 1974) proclamara o Presidente Spínola e a Junta Militar de Angola, parecia não passar de um projecto de intenções. A linguagem entre os movimentos era a das armas.




Sem comentários:

Enviar um comentário