CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 9 de julho de 2013

1 726 - A Amazona do Norte que é doutora de Portugal!!!

Os meus amigos vão perdoar-me por vir aqui falar da minha família directa, mas, na verdade, hoje mesmo, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, a Amazona do Norte minha «mais que tudo» foi doutorada com distinção e louvor, por unanimidade, em Ciências da Educação e na especialidade de Análise e Organização do Ensino.
Hermínia dos Santos Paiva Loureiro Viegas, que os Cavaleiros do Norte bem conhecem dos encontros da CCS - e é uma Amazona do Norte por convicção e paixão!!! -, é doutorada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra!!! Desde hoje!
A 1 de Junho, no encontro "cavaleiro" de Santo Tirso, foi prendada em nome de todas as Amazonas do Norte. Hoje, no exame final de um dos seus projectos de vida profissional, teve esta distinção académica que deixou a família Viegas toda babada, orgulhosa até mais não e tão feliz, tão feliz, que quer partilhar este dia muito especial com a gigante família dos Cavaleiros do Norte.
Desculpem-me lá - eu sei que desculpam!!!... -, mas não é todos os dias que temos uma doutorada na família. Hoje, sou o Cavaleiro do Norte mais feliz do mundo e de sempre!!!
A foto mostra-me neste dia irrepetível, com os meus mais íntimos: a Ana, o João e a Hermínia - a quem, por afecto, todos chamam de Minita! Agora, a senhora doutora!!! Por extenso!!! Não há gente mais orgulhosa, no dia de hoje, que justamente nós: a Ana, o João e eu. E os nossos mais próximos de sangue: mãe e irmãs, cunhados e sobrinhos, sobrinhos-netos, tios e parentes e amigos do dia-dia e de sempre!

41 comentários:

  1. Muitos parabéns, merecem tudo..., quem é bom sempre se vê e afirma, parabéns à senhora doutora.
    Parabéns.
    JP

    ResponderEliminar
  2. Os meus sinceros parabéns à Drª Hermínia,marido e filhos.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns ao clã Viegas, a dra. é uma simpatia e já a conheço desde o primeiro encontro em 1990 e tal. É Viegas tens uns filho que é ma torre, joga basket?
    Parabéns para a tua esposa.
    F. Madaleno

    ResponderEliminar
  4. ... Parabéns!
    Carlos Silva

    ResponderEliminar
  5. Já partilhei com a Margarida a vossa alegria e daqui vão os nossos parabéns e um beijinho para a Hermínia.Felicitamos igualmente a Ana o João e o marido e pai babado...
    Um abraço.
    A.S. Cruz

    ResponderEliminar
  6. Parabéns, Viegas, que grande família.
    Partilho da vossa alegria e dá os meus parabéns a tua esposa.
    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Parabéns.....por este grande passo. Maior conhecimento...maior responsabilidade. Tudo de bom.
    JMoreno

    ResponderEliminar
  8. Aí vão também os meus para béns a família Viegas. Desejo muitos felicidades, muita saúde e muitos êxitos no futuro a esta família! Eugénio H. F. da Silva.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Viegas:

    Muitos parabéns.

    Um grande abraço

    Agostinho Belo

    ResponderEliminar
  10. Ao amigo Celestino,
    envio-lhe os meus parabéns. Felicidades e êxitos
    a família Viegas.
    Um forte abraço.
    Eugénio Silva

    ResponderEliminar
  11. Grande abraço de parabéns
    para vós do amigo,

    Davide Castro Dias

    ResponderEliminar
  12. Companheiro:
    imagino como estejas feliz! e isso deixa me feliz também.
    Que a nova doutora tenha a vida que merece, cheia de sucessos e alegrias
    abraço muito amigo ao marido e pai babado
    do
    Afonso

    ResponderEliminar
  13. Meu Caro Amigo Celestino

    Nos pequenos gestos e atitudes de com quem ao longo do tempo vamos convivendo, mais do que nas palavras por vezes toldadas, ou inquinadas, ou alienadas pelo curso da vida, é através deles, pela sua genuinidade, construímos o retrato de quem connosco vai partilhando este caminho às vezes áspero da vida.

    Vi nas tuas palavras o teu orgulho, vi no seu sentido, o entusiasmo de um catraio que, ufano, diz ao mundo... esta é a Senhora com quem eu decidi entrelaçar a minha vida e que agora é Senhora Doutora, Doutora a sério.

    Parabéns aos quatro, porque acredito que todos ajudaram mas especialmente à Dra. Hermínia pelo esforço que, acredito tenha sido muito - profissional, mulher, esposa, mãe... não é fácil - e a coragem que teve de ter para alcançar este desiderato....

    Bem acho que já falei demais... uma garrafinha de bruto já ia e com menos conversa.

    Abraço que bem sabes amigo do


    José Carlos E. Santos

    ResponderEliminar
  14. Tio!

    Vi e adorei. Mesmo.

    Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação...
    Bem! Gostaria de saber qual foi o tema defendido.


    E para a tia Minita, um beijinho e um abraço bem apertadinho. Ela merece. Ao seu jeito discreto continua a formar-se. É tão importante...

    É caso para se aplicar: Atrás de um grande homem... está uma grande mulher! Aplica-se ah?!

    Já agora eu vou dizer-lhe um segredo: Eu defendi há uns tempos uma tese (mestrado) e também correu muito bem. Relacionado com Matemática e Psicologia... quem diria?!

    Marta Moreno

    ResponderEliminar
  15. Caro e baboso amigo CV:

    Fico comovido ao partilhar este momento tão lustroso da sua família.
    Imensamente feliz por si, pela Herminia e pelos vindouros que, ainda mais,
    terão nos pais o orgulho e fonte de inspiração para enfrentarem o futuro com esperança.
    Um abraço amigo a toda a família.
    Nelson Leal

    ResponderEliminar
  16. Caro CV:

    Grande abraço de parabéns à nova Doutora e
    merecidamente para ti e toda a tua família!

    JNS

    ResponderEliminar
  17. Carlos Letras (ex Furriel Miliciano)10 de julho de 2013 às 10:10

    Mas que vaidoso e baboso está o Cavaleiro do Norte!

    Parabéns para ti e para a nova DOUTORA!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  18. Mas que vaidoso e baboso está o Cavaleiro do Norte!

    Parabéns para ti e para a nova DOUTORA!

    Um abraço.

    Carlos Letras

    ResponderEliminar
  19. Meu caro Viegas:

    É, realmente uma felicidade ter alguém ao nosso lado que continua a bater-se por ideais que sempre defendeu, para além da sua família.
    Também é bom rever-te. Estás na mesma.
    Ao marido e pai babado um grande abraço de parabéns, que agradeço faças o favor de comunicar à tua mulher (desculpa Senhora Drª.).
    Recebe um abraço de saudades deste que raramente te consegue ver
    O amigo ao dispor


    Naia Sardo

    ResponderEliminar
  20. Caro CV:

    Saiba o amigo que muito me honra partilhar esta boa nova!
    Quero que saiba, também, que é da minha criação sentir-me feliz
    com a felicidade dos meus amigos. É o caso, creia!
    "Com distinção e louvor, por unanimidade"!...Gostei mais ainda!
    Imagino a alegria e orgulho que paira no seio da família Viegas! Não é para menos!
    Parabéns a toda a família e muito, muito especialmente à sua esposa, a Dra. Hermínia!
    Escreveu o texto com emoção..., transmitiu o que lhe ia na alma!
    Grande abraço.
    António Casal da Fonseca

    ResponderEliminar
  21. Madrinha e Padrinho:

    Já falámos ontem e eu nem sou destas coisas, mas aqui estou a prestar a minha homenagem publicamente e restringindo-me, apenas, a vós dois.

    Pois é impossível não ser sensível a este maravilhoso acontecimento e ao modo como foi veiculado!

    Impossível, por isso, não repartir as minhas felicitações!

    Em primeiro lugar, à madrinha, a quem dedico a seguinte citação de Dumas, constante na obra: "A Dama das Camélias":

    "A existência não é mais do que a realização renovada de um desejo permanente..."

    Mas, a verdade, é que é necessária muita competência para que o desejo se torne real. E, não raras vezes, muito espírito de sacrifício. Tem-nos de sobra. Tem, também, a minha profunda admiração.

    E, agora, ao meu querido tio, Padrinho e compadre…

    Saiba que me comoveu a sua escancarada declaração de amor!

    Escuso-me a mais comentários, os factos falam por si.

    Com todo o carinho,

    Susana

    ResponderEliminar
  22. Caro Amigo Celestino,

    É uma grande aegria saber a boa notícia do doutoramento da Hermínia, que a nós também muito
    orgulha.
    Desejamos para todos, em especial, para a Sra. Dra. sinceros parabéns, felicidades e êxitos na sua nova condição.

    Um forte abraço,

    Albano Resende e Família.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia, meu Caríssimo amigo e Sr. Celestino Viegas

    Sinceros parabéns

    Em tempos dificeis como aqueles que atravessamos, só com boas noticias com esta ( associada seguramente a muito trabalho )conseguimos ainda encontrar forças e razão para continuarmos a lutar

    Seja portador destas palavras junto da Senhora sua esposa e demais família


    José Luis Sereno Gomes Quaresma

    ResponderEliminar
  24. Grande e maior Cavaleiro do Norte, muitos parabéns para a grande Amazona do Norte e agora doutora pela Universidade de Coimbra. Fico feliz con a v/ felicidade e desejo que tudo corra pelo melhor para todos vós.
    Um beijo para a tua doutora...
    Ramalho

    - Estais muito bonitos a foto.
    RR

    ResponderEliminar
  25. Caro Viegas,

    Com que então uma senhora doutora aí por casa...
    Muitos parabéns, é de louvar, sempre de louvar e elogiar.
    Parabéns...
    Nogueira da Costa

    ResponderEliminar

  26. Parabéns Doutora Herminia Viegas !!
    Um grande abraço para o meu camarada CV...
    Tudo de bom para ambos os meus amigos..
    ManPinto

    ResponderEliminar
  27. Há escassos dias o tratamento era assim: -Então Dra. Hermínia, tudo bem? Hoje é, Exma. Senhora DOUTORA, como vai? Muitos Parabéns Bom Fim de Semana!
    Filipe Silva

    ResponderEliminar
  28. Cara Professora Doutora Herminia Viegas. Os meus sinceros parabéns. O teu feito vai ficar registado nos anais da história. É verdade... um copia do seu trabalho vai ficar depositado no arquivo da Torre do Tombo para não se perder. È claro que a Universidade de Coimbra também arquivará e disponibilizara a tua tese para consulta dos estudantes. Sei bem o que custa elaborar um trabalho desse nível. É necessário muita garra para não desistir e ultrapassar as dificuldades. São muito poucos os que aí chegaram. Agora senhora Doutora/Investigadora fáz favor de continuar a escrever uns artigos científicos, para o conhecimento da sociedade. Um grande abraço e muitos parabéns. Nota: O teu esposo tem razão de sobra para estar cheio de orgulho, nós os cavaleiros também estamos, porque o teu empenho e apoio ao nosso primeiro cavaleiro também nos enche de satisfação. Celestino Viegas não peças desculpa... estarás sempre autorizado a dar boas noticias aos restantes cavaleiros, como foi o caso. Nós também gostamos de saber que estás bem e que a tua família também está e que obteve feitos importantes, como é o caso da Herminia. Podes e deves estar feliz. Este também é o momento de afirmar... " por trás de uma grande mulher está também um grande homem ".
    Vou enviar-te um louvor que penso estar neste momento no espírito de todos os cavaleiros do ex: BCAV8423
    Os cavaleiros do ex: BCAV8423 afirmam que em termos militares o ex: Furriel Miliciano Celestino Viegas, cumpriu com valentia, zelo e dedicação a sua função de militar, de marido e pai no apoio que deu sempre à sua esposa e filhos, nunca se poupando a esforços para que a família estivesse no seu coração sempre em primeiro lugar. Até breve... amigos. Um grande abraço em nome de todos os cavaleiros, com muitos parabéns à Herminia - Manuel Afonso Machado ex. Furriel Miliciano da CCS/BCAV8423.

    ResponderEliminar
  29. Parabens para ti e para a dona dos teus sonhos e realizacoes
    Um grande abraço para ti e um beijo para a realizadora desse sonho...
    Plácido Queirós

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabens á Sª Professora Doutora Hermínia Viegas, bem como para a Família
    mais próxima, o que é normal sentir-se orgulhosa com o feito.
    Um abraço da família
    JSP Bragança

    ResponderEliminar
  31. Meu caro Viegas,

    O meu amigo é um homem com sorte e muito bom gosto, aparte o seu invejável estado de saúde e 'conservação', se me é permitido empregar esta palavra.
    Desejo-lhe bem do fundo tudo o melhor da vida, em companhia de sua senhora e restante família. Vão também cumprimentos especiais para a nova Doutora (por extenso, como mandam as regras)..

    CHEERS!!

    Seu,
    Leonel Hermida

    ResponderEliminar
  32. Muitos Parabens para a sª Professora Doutora Minita. Assim como para
    todos vós, pois é um feito que não está ao alcance de qualquer um.
    Caso é, para comemodardes com uma boa champanhe "Bruto"
    mas cuidado !... nada de exageros. Pensando na saúde.
    Um beijinho para ela e para a Ana e um abração para vós.
    da família Pires de Bragança.
    JSP

    ResponderEliminar
  33. Meu caro
    É com imenso prazer que quero partilhar convosco a alegria desse belo acontecimento. Na vida temos momentos belos, momentos tristes. A vida é feita de tudo isto. No entanto quero realçar que só quem trabalha, que se sacrifica e procura a felicidade como a que vocês estão a viver neste momento é de louvar e dar os parabéns. Fico feliz pela tua esposa, por ti e pelos teus filhos.

    ResponderEliminar
  34. Muitos parabéns.
    O Grau e as habilitações representam
    sempre uma esperança para uma vida melhor.
    Pelo menos deveria ser assim.
    Albino Capela

    ResponderEliminar
  35. Caríssimo Viegas, o que mais me lembra de ti, na tropa, era a facilidade de resolveres as coisas, ou de as ultrapassares. Falo da nossa vida no quartel, pois não sendo da tua arma de atiradores nunca fiz serviços contigo; nos últimos anos e no blogue, tenho apreciado e divulgado o extraordinário trabalho que aqui fazes, com as história que fazem a história da nossa comissão em Angola.
    Tenho de ti a ideia de seres um fulano de excelentes qualidades, um gajo com categoria como se costuma dizer, mas reservado e modesto, de poucas exibições pessoais.
    Surpreendi-me ao ler esta bela declaração de amor com que dás a notícia do doutoramento de tua esposa, tu chamas-lhe a tua "mais que tudo".
    Claro que todos te perdoamos a "imodéstia", como tu dizes não é todos os dias que temos uma doutorada em casa. Fizeste bem em divulgar o acontecimento tão especial das vossas vidas e da forma como o fizeste.
    Dá os meus parabéns a tua esposa e aos teus filhos. Todos têm boas razões para estarem vaidosos e babados.
    Sou o,
    Carlos Ferreira

    ResponderEliminar
  36. Caro Viegas, quero expressar-lhe os meus parabéns pelo doutoramento da sua esposa e de como compreendo o seu orgulho e dos seus filhos.
    Muita saúde e felicidades

    Abraço.

    José Lapa

    ResponderEliminar
  37. Dou o parabéns, em primeiro lugar à sua esposa e depois a toda a família que se sente babada e com muita razão. Na realidade não é todos os dias que se celebra um doutoramento na família. MUITOS PARABÉNS e desculpe a falta de memória minha !!!
    Aprovetiei para ler mais sobre os Cavaleiros do Norte e recordar aquelas terras que me são inolvidáveis.
    Um abraço do Albino Capela e da minha esposa que se junta à alegria do vosso lar.
    Albino Capela

    ResponderEliminar
  38. Caro amigo Viegas
    Desde o dia 4 que saí para férias e só hoje cheguei a casa. Não levei computador nem consultei internet por lá.
    Foi realmente com enorme satisfação e regozijo que li o blog do dia 9. É que uma alegria desta natureza também contagia, não só porque a sociedade precisa de pessoas como a Doutora Hermínia, mas particularmente, porque a Doutora Hermínia, que é uma grande mulher, é também a digníssima esposa do Celestino Viegas. E o Celestino é o homem que muito bem merece as melhores coisas que lhe acontecem na vida. Assim o atestam todos os companheiros de armas que com ele privaram.
    Os meus parabéns à Doutora Hermínia, ao Celestino e aos filhos Ana e João.
    A minha mulher também manda os parabéns.
    Um abraço do Cap. Luz

    ResponderEliminar
  39. Caríssimo Viegas,
    também eu como o capitão Luz, só agora soube da bonita bos nova e da nova doutora, pois estive de férias e férias foram também as de ir à net. O Morais já me tinha dado um toque e eu mesmo atrasado tinha de vos vir dar os merecidos parabéns por este facto tão orgulhoso para vocês e para nós da família dos Cavaleiros do Norte.
    Pronto, parabéns merecidos para todos vós e especialmente para a senhora doutora de Portugal,
    A. Lopes

    ResponderEliminar
  40. Meu caro Viegas, cá estou eu a dar os meus parabéns por tão importante momemto da tua vida e da tua familia comsignado na doutoramento de tua esposa. O Viegas não tens nada que pedir desculpa por nos dar essa notícia fizeste muito bem e é só de aplaudir o grau universitário a que chegou a tua esposa, a quem peço que dês um abraço de parabéns, embora atrasados.
    Dias

    ResponderEliminar
  41. Caríssimo CV:

    Embora atrasado, dou-te os meus parabés e peço que os leves a tua esposa. O feito dele é formidável e merece todods os eelogios do mundo, pois não é para todos atingir este grau universitário.
    Um grande abraço para vocês e vososs filhos.
    SR

    ResponderEliminar