O 1º. cabo Esteves, que hoje faz 66 anos em Viseu (des- tacado a laranja). Também se reconhecem os 1ºs. cabos Estrela (abaixo dele), Pires, o Fecho-Eclair (amarelo), Vasquinho (verde) e Miguel (vermelho) |
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 prosseguiam, há 44 anos, as suas tarefas habituais, ou seja «a actividade desen-
volvida do antecedente», de acordo como livro «História da Unidade».
A excepção principal tinha a ver com a rotação da 3ª. CCAV. 8423, de Santa Isabel para o Quitexe e «a realizar no início de Dezembro». Outras excepções, já por aqui faladas, tinham a ver com a desactivação dos GE´s e o arranjo da rede estradal, ao tempo concentrada no troço do Quitexe para Camabatela e aos cuidados da Junta Autónoma de Estradas de Angola (JAEA).
José Esteves |
versário para vários Cavaleiros do Norte, além do alferes miliciano José Leonel P. A. Hermida (72), de quem ontem aqui falámos.
Esteves, 1º. cabo da CCS,
66 anos em Viseu !
O 1º. cabo José Lopes Esteves, da CCS do BCAV. 8423, no Qui-
texe, festeja 66 anos a 28 de Novembro de 2018.
O Esteves foi escriturário da secretaria do Comando do BCAV. 8423 e louvado pelo «interesse e dedicação por todos os serviços de que foi encarregado», sendo, nota a ordem de serviço 173, «muito desembaraçado, correcto e cum-
pridor, procurando, com todo o seu entusiasmo e noção exacta das responsa-
bilidades, apresentar os seus serviços com a maior perfeição e em devido tem-
po», revelando-se, por isso mesmo, «um óptimo colaborador do seu Chefe de Secretaria» - que era o então tenente Acácio Luz, agora capitão aposentado.
Regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 e fixou-se em Viseu, a sua terra natal, onde trabalhou na área do comércio automóvel. Já aposentado, por lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns!
O furriel João Dias e o 1º. cabo Albino Ferreira em finais de 2016 |
Ferreira, 1º. cabo da CCS, faria
66 anos. Faleceu em 2017 !
O 1º. cabo Albino dos Anjos Ferreira foi atirador de Cava-
laria do PELREC da CCS, no Quitexe, e faria 66 anos a 28 de Novembro de 2018. Faleceu a 23 de Janeiro de 2017.
O Albino era natural do Cardal, freguesia de Ferreira do Zêzere, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975, quando, inte-
grado na 1ª. CCAV. 8423, concluiu a sua comissão em Angola. Tinha sido transferido para Zalala em Setembro de 1974, por razões disciplinares.
Trabalhou na área da construção civil e ultimamente na de comércio automó-
vel e estava radicado em Almargem do Bispo, município de Sintra, onde foi surpreendido por doença fatal e onde faleceu a 23 de Janeiro de 2017.
Foi um bom companheiro de armas e hoje o recordamos com saudade. RIP!!!
Joaquim Grave |
Grave de Aldeia Viçosa,
66 anos no Montijo !
O soldado Grave foi mecânico auto-rodas da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja 66 anos a 28 de Novembro de 2018.
Joaquim Augusto Margalha Grave é o seu nome completo e 10 de Setembro de 1975 a data do seu regresso a Portugal, no final da sua jornada africana por terras do Uíge angolano. Regresso ao Largo do Calvário, no alentejano concelho do Redondo, distrito de Évora, onde então residia e de onde mais tarde migrou à procura de melhor vida.
Vive agora na cidade do Montijo, do outro lado do Tejo e na Praceta Aldega-
lega, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
A Fazenda de Zalala |
Martins de Zalala,
faria 66 anos !
O soldado Fernando Martins, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faria 66 anos a 28 de Novembro de 2018, mas já faleceu - em data desconhecida mas anterior a 2000.
Atirador de Cavalaria, de especialidade, era natural do lugar e freguesia de Ermida, do concelho de Sertã, e lá voltou a 9 de Setembro de 1975. Dele mais nada sabemos, a não ser o seu falecimento, em circunstâncias e tempo que não conseguimos apurar. Hoje o lembramos com saudade!
Sem comentários:
Enviar um comentário