CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

4 313 - A desactivação dos GE´s do Quitexe, Aldeia Viçosa e Vista Alegre

Grupo de Cavaleiros do Norte da CCS na parada do Quitexe. Atrás e de pé, 1ºs. cabos Gomes (à civil) e
Jorge Silva (?, de Zalala) e Soares. Ao meio, Zambujo, 1º. cabo Salgueiro e Costa (?). À frente, 1º. cabo
Mendes, Sapador (?), Moreira e 1ºs. cabos Coelho (Buraquinho) e Oliveira.
Grupo de furriéis milicianos do BCAV. 8423, aqui na
messe do Quitexe: Joaquim Abrantes, Francisco Bento,
Agostinho Belo,  Luís Costa e António Flora


O dia 30 de Novembro de 1974, há 44 anos, foi o da desactivação dos GE (Grupos Especiais), tendo em conta a sua «desnecessária (in)existência».
O livro «História da Unidade» fala da «ineficiência dos GE que se vinha veri-
ficando», o que, por evidente conse-
quência prática, «levou os escalões su-
periores a prever a sua desactivação, o que se verificou a 30 de Novembro, po-
dendo até curiosamente dizer-se que muitos deles enfi-
leiraram de imediato nas forças irregulares da FNLA e também segundo alguns, nas do MPLA».
Nada que surpreendesse os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, que com eles lidavam desde Junho desse ano de 1974 e com eles feito operações na mata, patrulhamentos e escoltas, para além de lhes darem instrução militar e fí-sica. Ainda assim, e é justo dizê-lo, numa relação sem quaisquer tipo de pro-
blemas - fossem eles de carácter operacional, disciplinar ou mesmo social. 
O BCAV. 8423 tinha atribuídos os GE nºs. 217 e 223 (associados à CCS, do capitão António Oliveira, no Quitexe), o GE 222 (na 2ª. CCAV. 8423, do capitão José Manuel Cruz, em Aldeia Viçosa) e o GE 208 (na CCAÇ. 4145, do capitão Raul Corte Real, em Vista Alegre, mas ao tempo já com a 1ª. CCAV. 8423, do capitão Davide Castro Dias).
A Fazenda Santa Isabel

Graça e Luís de Santa Isabel, 66
anos em Grândola  e Ansião !

O dia 30 de Novembro de 2018 é de festejo de 66 anos de dois Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel: Raúl Graça e José Luís.
Raúl Rosa da Graça foi soldado atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, no final da sua comissão militar em Angola. Regressou à Rua Mouzinho de Albuquerque, na cidade do Barreiro, e mora agora no Bairro do Serrinho, na Mina do Lousal, do município de Grândola.
José Maria Luís também foi soldado atirador de Cavalaria e também regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975. No seu caso, voltou a S. Tiago, no concelho de Ansião. Mora agora em Chão de Couce, também em Ansião.
Nada mais deles sabemos, mas para ambos os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel vão os nossos abraços de parabéns! 
Vitor Marques,
1º. cabo de AV

Marques, 1º. cabo de A. Viçosa,
66 anos em Coimbra !

O 1º. cabo Victor Manuel do Vale Marques, enfermeiro da 2ª. CCAV. 8423, festeja 66 anos a 30 de Novembro de 2018.
Cavaleiro do Norte da Companhia de Aldeia Viçosa, foi uma das vítimas do acidente que, a 1 de Julho de 1974, sofreram vários combatentes da 2ª. CCAV., incluindo o furriel miliciano atirador de Cavalaria Freitas Ferreira, durante uma escolta e numa curva do Quibaxe.
O Vitor Marques sofreu traumatismo craniano (de que recuperou) e esteve muito tempo internado no Hospital Militar de Luanda, regressando a Aldeia Viçosa e mais tarde a Portugal e ao de Hospital Militar de Lisboa, em Julho de 1975. De momento, aguarda uma operação às cataratas.
Trabalhou em Portugal como camionista, entre outras actividades, o último dos quais, já aposentado, numa agência funerária de S. Martinho do Bispo em Coimbra - onde reside e para onde vai o nosso abraço de parabéns!
J. Guerreiro (?)

Guerreiro do Quitexe, 66
anos em Portimão! 


O soldado José Domingos da Encarnação Guerreiro, da CCS, no Quitexe, comemora 66 anos a 30 de Novembro de 2018.
Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e mecânico-auto, regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se no Sítio das Lombas, na freguesia e concelho da algarvia cidade de Lagoa. É empresário do sector oficinal automóvel e trabalha e mora no Alvor, arredores da cidade de Portimão, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário