CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sábado, 2 de março de 2019

4 397 - O dia da rotação, há 44 anos, da CCS para o BC12 e Carmona!

Oficiais da CCS do BCAV. 8423, os Cavaleiros do Norte no uíjano Quitexe: alferes milicianos António
Garcia (falecido, de acidente, a 2 de Novembro de 1979) e Jaime Ribeiro, capitão miliciano médico Ma-
nuel Leal e tenente SGE Acácio Luz
Quinteto de furriéis milicianos da 3ª. CCAV. 8423, a da
Fazenda Santa Isabel: António Fernandes, Victor Guedes
 (falecido a 16 de Abril de 1998, de doença), Ângelo Rabiço,
 José Querido e Agostinho Belo

A 2 de Março de 1975, há 44 anos, ini-
ciou-se a rotação do BCAV. 8423 para Carmona e para o BC12, «face à retrac-
ção do dispositivo militar da Região Militar de Angola», como se pode ler no livro «História da Unidade».
O dia, era um domingo e talvez por isso mesmo, com muita gente a sair da missa do meio da manhã (na Igreja de Santa Maria de Deus do Quitexe) e a frequentar cafés e restaurantes locais, levou a que muitos civis notassem a «saída do Comando do BCAV. e  da sua CCS», do Quitexe, e de um grupo de combate da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
A restante Companhia, comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz, veio «a apresentar-sena sede do BCAV. 8423 a 11 de Março», dias depois, «ficando somente a 1ª. CCAV. a aguardar a possibilidade de rodar para o Songo». Comandada pelo capitão miliciano Davide Castro Dias, concluíra a sua saída de Zalala a 25 de Novembro de 1974 e estava agora em Vista Alegre, com um destacamento em Ponte do Dange. 
A 3ª. CCAV. 8423, a do capitão José Paulo Fernandes, continuava no Quitexe, para onde rodara da Fazenda Santa Isabel a 10 de Dezembro de 1974.
José Mendes,
1º. cabo TRMS

Apresentações no BCAV.
da mais especialistas

O então aspirante a oficial miliciano Ribeiro, da CCS do BCAV. 8423, apresentou-se no RC4, no Campo Militar de Santa Margarida, a 1 de Março de 1975, já lá vão 45 anos.
Jaime Rodrigues Picão Ribeiro rodava de Tancos, onde acabara o curso de minas e armadilhas e viria a comandar, já como alferes miliciano, o Pelotão de Sapadores da CCS. Mora no Tramagal. Não foi o único futuro Cavaleiro do Norte a apresentar-se nesse dia 1 de há 44 anos e, para além dos já ontem aqui falados, recordamos:
- Ângelo Tuna Rabiço, furriel enfermeiro, que rodava do RAL 3, em Évora, e para a 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel. Mora em Vila Real.
- José da Fonseca Mendes, 1º. cabo de transmissões e para a CCS, oriundo do Regimento de Serviços de Saúde, em Coimbra. Natural de Oliveira do Hospital, actualmente, é  empresário de restauração em Lisboa, onde mora.
- Francisco Simões Carlos, soldado sapador e para a CCS, oriundo do Regi-
mento de Infantaria 2, em Abrantes. Mora em Tondela.
- Rogério Silvestre Raposo, soldado de transmissões de infantaria e rodando do  BC5, para a 1ª. CCAV. 8423., a de Zalala. Mora em Sintra.
Alferes Jorge
Capela em 1974
Jorge Capela
em 2017

Capela, alferes da 2ª. CCAV.,
67 anos em Oeiras !

O alferes miliciano Jorge Capela, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 67 anos a 2 de Março de 2017.
Jorge Manuel de Jesus Capela foi atirador de Cavalaria e regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua (e nossa) jornada africana de Angola. Fixou-se na Fernão de Magalhães, onde ao tempo já residia, e a vida, entre-
tanto levou-o para Oeiras, onde reside e trabalha na área da contabilidade, auditoria, economia, consultadoria e gestão fiscal.
Habitual participante dos encontros da 2ª. CCAV. 8423, não lhe escapa um..., é para ele que vai o nosso abraço de parabéns, embrulhado no forte desejo de que a data se repita, feliz, por muitos e bons anos! 
A. Florêncio
em 2010

Florêncio do PELREC, 
67 anos no Sardoal!

O soldado Augusto Florêncio, do PELREC da CCS do BCAV. 8423, a do Quitexe, festeja 67 anos a 2 de Março de 2019.
Atirador de Cavalaria dos que nunca virava a cara a quaisquer pe-
rigos, voltou à sua natal terra de Midaqueiro, povoação da freguesia de Santiago de Montalegre, do concelho de Sardoal, a 8 de Setembro de 1975. Por aquelas bandas fez vida na construção civil e agricultura e agora, já apo-
sentado, mora na vila do Sardoal, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário