O 1º. cabo Jorge Silva, à viola, e o alferes miliciano Mário Jorge Sousa em Zalala |
O furriel João M. B. Baldy Pereira em 1974 |
O furriel Baldy Pereira foi Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, de onde saiu em Setembro de 1974. Há pouco soube-
mos que, lamentavelmen-
te, faleceu a 26 de Novem-
bro de 2016, vítima de doença.
João Manuel Baldy Belém Pereira foi especialista do BCAV. 8423, como atirador de Cavalaria,e, por terras do Uíge angolano, integrou o grupo de combate do alferes Mário Jorge de Sousa - de
Baldy Pereira nos anos 2000 |
O Baldy Pereira teve algumas diferenças com o alferes Mário Jorge Sousa, comandante do grupo de combate e simultânea-
mente adjunto do comandante da 1ª. CCAV. 8423, o capitão mili-
ciano Castro Dias, e tal levou a que, segundo o livro «História da Unidade», saísse de Zalala e rodasse para outra unidade.
O furriel João Dias, das TRMS de Zalala, lembra-se de o ter vol-
tado a ver a 4 de Agosto de 1975, na cidade de Salazar (actual N´Dalatando). Voltou a Portugal em data desconhecida e trabalhou na área da grande Lisboa como delegado de propaganda médica. Morava em Santo An-
tónio dos Cavaleiros e faleceu a 26 de Novembro de 2016, apenas 5 meses depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.
Hoje o recordamos com saudade e dele aqui fazemos memória, em imagem que gentilmente nos foi cedida por Henrique, seu irmão. RIP!!!
João Lino Oliveira da Silva, Cavaleiro do Norte de Santa Isabel, soldado atirador |
faleceu há 36 anos !
O dia 10 de Mrço de 1975 foi dos 23 anos de João Lino Oliveira da Silva, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel mas ao tempo já no Quitexe. Faleceu a 14 de Março de 1983, vítima de acidente e 3 meses depois do seu casamento, aos 31 anos.
João Lino regressou a Torre do Bispo, em S. Vicente de Paul (Santarém) e por lá foi fazendo vida como trabalhador de uma empresa de tubos de PVC (a Ipetex, em Vila Chão de Ourique, perto do Cartaxo). Compunha o rendimento familiar numa oficina (própria) de reparação de motorizadas e ainda «acudia» a outros pequenos oficiais desta área. Tragicamente, a 14 de Março de 1983 foi atropelado por um camião, quando seguia de motorizada, em S. Pedro (Portela das Padeiras), no cruzamento de Santarém para Rio Maior. Tinha feito 31 anos a 16 de Fevereiro anterior e camião passou-lhe por cima e teve morte imediata.
João Lino regressou a Torre do Bispo, em S. Vicente de Paul (Santarém) e por lá foi fazendo vida como trabalhador de uma empresa de tubos de PVC (a Ipetex, em Vila Chão de Ourique, perto do Cartaxo). Compunha o rendimento familiar numa oficina (própria) de reparação de motorizadas e ainda «acudia» a outros pequenos oficiais desta área. Tragicamente, a 14 de Março de 1983 foi atropelado por um camião, quando seguia de motorizada, em S. Pedro (Portela das Padeiras), no cruzamento de Santarém para Rio Maior. Tinha feito 31 anos a 16 de Fevereiro anterior e camião passou-lhe por cima e teve morte imediata.
O sobrinho Pedro Silva, que nos facultou estas informações e ao tempo tinha 11 anos, lembra-o como «um bom homem, um amigo!...», dele tendo «muito boas recordações».
Até um destes dias, João Lino!
O Furriel BALDY BELÉM PEREIRA, foi integrado na 3.CART BART 6524, que depois de Cabinda rumou a Salazar, regressando em 18 de Setembro de 1975, no navio Niassa. (ex-alferes OE António Basto do BART 6524). Cumprimentos
ResponderEliminarRectificando o meu comentário, foi integrado em Salazar na CCC do BART 6524
ResponderEliminarAB