CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

7 279 - A evacuação do soldado Raposo para Lisboa! Greve do... mar e Cavaleiros de avião!


O soldado TRMS Rogério Silvestre Raposo e o furriel miliciano Plácido Queirós, com
um outro Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala (à direita, quem
será?). O Raposo foi evacuado para Lisboa há precisamente 48 anos

Sala de Operações do BCAV. 8423, na vila do
Quitexe: 1º. cabo Emanuel Santos, 1º. sargento
João Barata e alferes miliciano António Garcia
(falecido a 2/11/1979)
Rogério Silvestre Raposo,
TRMS da 1ª. CCAV. 8423

O soldado Rogério Silvestre Raposo, especialista de transmissões, foi evacuado de Luanda para Lisboa a 31 de Agosto de 1975. 
Há 48 anos!
Cavaleiro do Norte da 1ª. CCAV. 8423, jornadeou pela mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, seguindo-se Vista Alegre/Ponte do Dange e Songo, antes de Carmona e depois do Campo Militar do Grafanil. Tinha sido internado no Hospital Militar de Luanda «com problemas nas pernas»
Antecipou-se ao regresso dos Cavaleiros do Norte e pôde reencontrar a filha Ana, que deixara bebé. Morava nas bandas de Sintra e ainda teve um casal de gémeos (o Ludjero e a Marisa, que viria a ser tenente da Força Aérea), tendo voltado a Angola para trabalhar como carpinteiro numa firma angolana de empresários portugueses.
O porto de Luanda (imagem da net)

Greve do... mar e
Cavaleiros de avião!


O dia 31 de Agosto de há 48 anos foi um domingo e tempo de se saber da continuada luta reivindicativa dos trabalhadores dos portos, através do Federação dos Sindicatos do Mar, exigindo «subsídio de guerra a 100% do vencimento, proteção militar, subsídio de viagem superior a 60 dias e seguro de vida de 1000 contos por trabalhador».
O Ministério dos Transportes e Comunicações respondeu: «Não ao subsídio de guerra, sim à proteção militar, talvez ao subsídio de viagem e nunca ao seguro de vida». E justificava que «o Governo Português não reconhece Angola como zona de guerra» e que «o subsídio constituiria uma injustiça face ao povo angolano e à sua luta de libertação e aos portugueses que lá continuam a trabalhar sem para tal receberem qualquer subsídio».
Mal sabiam os Cavaleiros do Norte - não sabiam, de todo... - quanto isso iria influenciar o seu regresso a Portugal. Era para ser de barco, no «Niassa» a galgar o Atlântico fora, acabou por ser de avião.

Chegada dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423
à Fazenda Santa Isabel, a 11 de Junho de 1974

Brito de Santa Isabel,
71 anos em Lisboa!


O Brito de Santa Isabel, soldado atirador de Cavalaria da 3ª. CCAV. 8423, está hoje em festa: comemora 70 anos.
António Joaquim Faria Bacelar de Brito tem história curiosa, enquanto Cavaleiro do Norte da Fazenda Santa Isabel pois, e citando o libvro «História da Unidade»,: «(...) passa(ou) à situação de desertor» a 8 de Março de 1974, porque, segundo a Ordem de Serviço nº. 60 do RC4 (da véspera) «se encontra(va) na situação de ausência ilegítima sem licença desde 28 de Fevereiro de 1974».
O que se passou, entretanto, não sabemos, mas o o certo é que embarcou para Angola a 5 de Junho desse ano e de lá regressou a 11 de Setembro de 1975 - ao Pátio da Torrinha, em Lisboa (Avenida 24 de Junho). 
Tanto quanto julgamos saber, mora(rá) agora nas Mercês (na Cruz de Morais) e para lá vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário