A data foi também tempo de apresentação do Chefe de Posto desta Polícia, instalado na vila uíjana que era sede do BCAV. 8423.
Não tenho grande memória da PIM, a não ser, e sem grande pormenor, da participação dos Flechas (seu braço armado) numa operação conjunta - a Castiço DIH - logo nos nossos primeiros tempos de Angola.
O da nossa estreia operacional em picadas, trilhos e matas do uíjano angolano - por onde tantos lutos e dores se sentiram desde o princípio e por toda a guerra colonial.
Terá sido por estes dias, aliás que se completou a «Operação Castiço DIG», durante a qual se registou «novo contacto como o IN na «central» do Negage, novamente sem consequências», como retrata o livro «História da Unidade», acrescentando que «desenvolveu-se elevado úmero de acções e operações em toda a ZA, mas nomeadamente sobre Mungage, Aldeia e Tabi».
Baixa do Mungage de onde, recordemos, o PELREC evacuou um soldado da 41ª. Companhia de Comandos, vítima de uma mina anti-pessoal e que, lamentavelmente, «sofreu a amputação de um pé».
Sem comentários:
Enviar um comentário