CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 23 de setembro de 2025

- Há 51 anos: A 3ª. CCAV. 8423 «acorreu» a «CI» com muitos mortos por rebentamento de mina!


Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV.
 8423: o furriel Agostinho Belo e
o alferes Carlos Silva - que
 também foi a Além Lucunga




O dia 23 de Setembro de 1974 foi tempo de um grupo de combate da 3ª. CCAV. 8423 se apresentar na Fazenda do Além-Lucunga, onde estava uma Companhia de Intervenção (CI), comandada por um capitão miliciano que era arquitecto paisagista e do mesmo curso dos capitães Castro Dias, José Manuel Cruz e José Paulo Fernandes, oficiais dos Cavaleiros do Norte.
E que tinham sido emboscada, com «muitos mortos», no rebentamento de uma mina.
«Eu fui na viatura da frente e o que encontrámos foi um terreno descampado, num fazenda abandonada à pressa, algo inóspita e despovoada, sem ninguém mas com valas e trincheiras abertas, que felizmente nunca precisámos de usar. A Companhia que pedira ajuda recuou para o Songo e esperámos por ataques que felizmente não acontecerem», recordou-nos o capitão José Paulo Fernandes.
Trincheiras que, felizmente, nunca tiveram de usar. De humano, apenas um homem que lhes pediu boleia na picada.
«Esperávamos ataques, mas nada disso aconteceu. Avisaram-nos que iríamos encontrar problemas, mas felizmente não tivemos», lembra-se José Paulo Fernandes, puxando pela memória desses dias de tensão permanente e de medos que a coragem venceu.
A fazenda, que até aí muita riqueza produzira, era bastante grande mas estava estranhamente vazia, com muitos porcos à solta, às varas enormes, e galinhas por lá perdidas, que se foram abatendo e comendo. 
«Grandes banquetes, por lá fizemos...», disse o «nosso» capitão Fernandes.
Um dia, elementos da OPVDCA foram-lhe dar conta que iriam abandonar o posto, por lá próximo situado, mas os Cavaleiros do Norte continuaram em Além Lucunga. Até 8 de Novembro de 1974, quando regressaram a Santa Isabel.

Sem comentários:

Enviar um comentário