CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

1 476 - Tempos de formação do Batalhão no RC4 de Santa Margarida

Letras, Louro e Vitor Costa, mais o Brejo (em baixo) no RC4

Os tempos de formação do BCAV. 8423 começaram, objectivamente, a 8 de Janeiro de 1974, mas já  antes, da véspera de Natal de 1973, nos apresentáramos (eu, o Neto e o Monteiro) no RC4, em Santa Margarida, idos do CIOE de Lamego.
A malta lá foi chegando, quanto aos futuroso furriéis milicianos - a grande maioria meus antigos companheiros da recruta, na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém. Quatro deles eras estas «peças» que a imagem retrata, qual deles o então mais «inocente» futuro combatente da guerra colonial. Dois deles, o Letras e o Victor Costa, já meus conhecidos, por razões diversas.
O Victor Manuel Moreira Gomes da Costa, da recruta da EPC e, em pormenor, da cerimónia do juramento de bandeira,a 10 de Junho de 1973. Teve ele, nesse memorável dia em plena parada de rua, enquanto se entregavam medalhas e louvores a heróis vivos e a pais, viúvas e filhos de galardoados já falecidos, um pequeno desmaio físico, sem importância, mas que não se varreu da minha memória.
O António Carlos Dias Letras foi companheiro da especialidade, em Lamego, e companheiro ficou até aos dias de hoje. gente do alto, agora aposentado mas ainda trabalhando na empresa que ele próprio criou, em Palmela. É dele esta imagem, para aqui enviada com o carinho dos que não esquecem este tempo irrepetível das nossas vidas.
O inimitável João António Piteira Brejo recompõe os ossos, como ele diz, pela Cruz de Pau, no Seixal. O José dos Santos Louro faz vida por Évora, onde trabalha - na universidade. Falta saber do Victor Costa, que morará por Lisboa ou arredores. Dão-se alvíssaras a que dele der notícias.

2 comentários:

  1. Parabéns, Viegas...vê-se pelo andamento do blogue que continuas em grande forma.
    Um grande abraço para ti, do
    J. Cruz

    ResponderEliminar
  2. Parabéns camarada Viegas,
    que contes muitos.
    Saúde.
    Nogueira da Costa

    ResponderEliminar