A vila de Vista Alegre, onde aquartelou a 1ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte
Os Zalala´s aquartelaram em Vista Alegre, de vez, a 25 de Novembro de 1974, ficando também com a responsabilidade operacional do destacamento de Ponte do Dange - na fronteira com os Dembos. Zalala foi a segunda subunidade a ser abandonada, depois da Fazenda do Liberato - a 9 de Novembro.
A rotação do BCAV. 8423 vinha a ser preparada desde há semanas, numa altura em que «elementos dispersos da FNLA começaram a estabelecer contactos com as autoridades portuguesas», agora, por Novembro adentro, «já nas categorias elevadas da sua chefatura».
Em Vista Alegre, iam de tal forma adiantados os contactos que, no dia 26 de Novembro de 1974 - hoje se completam 38 anos!!!, como tempo passa!!!... -, «até permitiram a realização de um comício local de mentalização de populações».
Um comício da FNLA e certamente, admite-se no Livro da Unidade, «certamente tendente a procurar anular a influência local e de área que o MPLA possui».
A companhia comandada pelo capitão Castro Dias por lá se manteve até 24 de Abril de 1975, quando rodou para o Songo - ficando na história como a última guarnição militar portuguesa naquelas duas localidades do solo uíjano de Angola. Como já fora da épica Zalala.
Sem comentários:
Enviar um comentário