CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

1 479 - Quitexe, norte de Angola, 21 de Novembro de 1974


Aos 21 dias de Novembro de 1974 fiz 22 anos e fiz serviço de sargento de dia na CCS do BCAV. 8423, na bem saudosa vila do Quitexe. Era a figurinha que se vê na imagem, agora reconfortada com mais uns quilitos (não muitos, para aí uns 7 ou 8!!!...) mas mais barriga e menos cabelo - bem mais farto a esse tempo uíjano e que aqui o quico aqui esconde.
O dia correu tranquilamente e a minha memória só deixava lembrar que os garbosos companheiros do PELREC tiveram direito a cerveja, no almoço do refeitório - onde também comensei. Não me lembrava, mas tive a memória refrescada pela filha do António, que, a «ditado» do pai, me veio lembrar que a minha gentileza (!!!!) se estendeu à noite, com grades de cerveja para o pelotão, na caserna que lhe era exclusiva. É muito provável que assim tenha sido!!! E se ele(a) o diz, assim foi certamente
O que tenho certo é que fui jantar ao Rocha (ou terá sido ao Pacheco ??!), interrompendo o serviço (nele substituído) por umas duas e tal horas, retomando-o lá por entre as 11 e a meia noite.
A história do dia, em termos de BCAV. 8423, reporta o início da saída da CCAÇ. 4145/72, que se aquartelava em Vista Alegre e foi de malas aviadas para Luanda. E para lá começou a rodar a 1ª. CCAV. 8423, abandonando Zalala, total e definitivamente, a 25 de Novembro seguinte.
- Furriel Viegas (eu mesmo), na avenida principal do
Quitexe (Rua de Baixo), a 21 de Novembro de 1974, 
em frente à messe de oficiais. Atrás, vê-se o bar dos praças.
À esquerda, a sala das aulas regimentais (a cobertura).

Sem comentários:

Enviar um comentário