CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

1 670 - A morte do (ex-alferes miliciano) Meneses...


O (ex-alferes) Meneses faleceu hoje, às 11,30 horas, no Hospital de Leiria. 
O Manelzito, como era carinhosamente tratado pelos amigos, sentiu-se mal e foi encaminhado para o hospital, onde veio a falecer horas depois.“Deve ter feito das boas, lá por Angola…faço ideia!”, dizia um amigo, visivelmente emocionado e "brincando" com o espírito sempre rebelde do Meneses, mas sempre realçando a sua capacidade  empreendedora e a de um homem que fazia muitos amigos, nunca os dispensando da sua vida. 
A notícia chega-nos via António Casal da Fonseca, dando conta que o Meneses, ao saber que a sua doença não seria fácil, organizou um jantar de despedida, com um grupo de amigos. Jantar que, muitos meses depois, viria a repetir - quando as coisas se tornaram a complicar.
O Meneses, alferes miliciano da 2ª. CCAV. 8423, foi louvado, devido à sua corajosa  intervenção durante incidentes em Carmona - ver AQUI e também AQUI. Em Leiria, na cidade, ficou célebre quando descarregou uma vaca na avenida principal e tentou entrar com ela no café mais “in” e badalado. 
“Não me podem impedir… A minha vaca de quatro patas tem tanto direito a entrar no café como as de duas que lá estão a encher o salão!”, argumentou ele. 
«Era assim o Meneses, de quem muito se falava e fala. Partiu, é a vida!...», recorda António Fonseca.
O funeral, amanhã (dia 16 de Maio), às 17 horas, terá  missa de corpo presente, na igreja das Cortes, de onde sairá para o cemitério local. 
Até um destes dias, amigo!

3 comentários:

  1. Mais um amigo que partiu.Fica-nos a imagem de um homem e militar intrépido. É assim, aquilo que aparece a consumir-nos, por vezes dá sinais de desaparecimento e de repente varre-nos. As minhas condolências à sua família. Até sempre Alfº MENESES.

    ResponderEliminar
  2. Mais um amigo que partiu.

    Fica a imagem de um
    homem e militar intrépido.
    Condolências à sua família.

    Até sempre Alfº MENESES.

    Antonio Artur Guedes

    ResponderEliminar
  3. As minhas Condolências à sua Família e até um dia CAMARADA.

    ResponderEliminar