CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 25 de agosto de 2013

1 773 - Armamento para a FNLA, em Carmona...

O quartel do BC12, fachada principal e lado 
do Songo (em cima) e vista aérea das instalações

A 24 de Agosto de 1975, um domingo, é dia ainda mais folgado para a guarnição do 8423. Eu, voltei a «matabichar» na Portugália e de novo com o jornalista Rebelo Carvalheira. Com o Albano Resende, ia ter almoço e preparação do meu plano de ele enviar correio meu, para Portugal, durante os dias em que duraria a viagem do Niassa e até Lisboa. Eu queria aparecer de surpresa e a forma de «iludir» os 10 dias eram enviar correio nesse período da viagem marítima. O que ia combinar com ele.
Os combates, em Angola, prosseguiam diariamente e voltou a falar-se de Carmona, o feudo da FNLA, onde, segundo o MPLA e apesar de um desmentido de Washington, «aviões do tipo «Skymaster», provenientes das bases americanas da Alemanha Federal, estariam a realizar um vaivém entre Kinshasa, no Zaire, e Carmona, onde estão concentradas importantes tropas da FNLA».
Os aviões, ainda segundo o MPLA, citado no Diário de Lisboa, «estariam a fornecer armamento, incluindo canhões de longo alcance». Acrescentava o MPLA que «200 instrutores chineses encontrar-se-iam perto do Caxito», a uns 80 quilómetros de Luanda. E que «mercenários do Zaire, da Tunísia e afro-americanos combateriam ao lado da FNLA». FNLA que acusava  MPLA de receber apoio da URSS e de países do leste, desmentido pelo movimento de Agostinho Neto. 
Assim ia Angola, há 38 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário