CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 14 de maio de 2017

3 762 - A morte do atirador Albino Ferreira, atirador de Cavalaria do PELREC!

Quinteto de Cavaleiros do Norte do PELREC, no encontro de 2010, em
 Ferreira do Zêzere: Albino dos Anjos Ferreira (recentemente falecido), os
furriéis milicianos Viegas e Francisco Neto, e os soldados Francisco
António e Augusto Florêncio. Gente de garbo e muita coragem!

Alferes António Manuel Garcia e soldado
Manuel Leal da Silva: «PELREC´s»
que a morte  também já (nos levou!

O blogue abre hoje com uma notícia triste: a da morte do Albino Ferreira, Cavaleiro do Norte da CCS do BCAV. 8423.
Albino dos Anjos Ferreira foi 1º. cabo atirador de Cavalaria e assumiu, com muito garbo e enorme humildade, sempre disponível e colaborante, sempre bom companheiro, a sua (e nossa) jornada africana do uíjano angolano, onde integrou o inesquecível PELREC - o Pelotão de Reconhecimento (Serviço e Informação).
Os 1º. cabos Joaquim F. Almeida e Jorge Luís
Domingues Vicente, dois «PELREC´s» que
também já partiram e estão na nossa memória
Natural do Cardal, em Ferreira do Zêzere, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. E de lá partiu para a zona de Lisboa, onde trabalhou na área da construção civil e, tanto quanto julgamos saber, ultimamente no sector dos automóveis usados.
A última vez que nos encontrámos foi no encontro de Ferreira do Zêzere, em 2010, no qual compareceu e participou com a alegria de sempre, muito bem apessoado, de fato e gravata a condizer, comungando a alegria de se partilhar com os companheiros da sua e da nossa saudade dos tempos da terra africana.
A morte surpreendeu-o num dia de Abril último (que não conseguimos apurar). Sabemos apenas, e sem pormenores, que foram difíceis os seus últimos anos de vida! De saúde e profissionais!
Recordamo-lo com saudade!
Alferes António
Manuel Garcia


Os lutos do PELREC
Alferes miliciano Garcia

O alferes miliciano António Manuel Garcia foi o primeiro Cavaleiro do Norte do PELREC a deixar-nos em luto e saudade!
Natural de Pombal de Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, comandou o PELREC e, transitoriamente, assumiu funções de Oficial de Operações. Foi louvado pelo comando da CCS, por  ser «possuidor de boas qualidades morais, humanas e militares»
Agente da Polícia Judiciária e faleceu num acidente de viação, em serviço e a 2 de Novembro de 1979 - quando investigava o chamado «Caso Ferreira Torres». Deixou viúva (Olga) e um filha, Marta Garcia Tracana.
Outros heróis do PELREC e da nossa saudade:
Joaquim Figueiredo
Almeida (1º. cabo)

1º. cabo  Almeida
de Penamacor 

Joaquim Figueiredo de Almeida, 1º. cabo atirador de Cavalaria e louvado por ser «militar cumpridor e consciente das suas res-
ponsabilidades, não descurando as suas funções operacio-
nais». Exerceu funções de padeiro e encarregado do refeitório dos praças da CCS, no Quitexe e em Carmona.
Natural de Pedrogão de S. Pedro, em Penamacor, lá regressou a 8 de Setembro de 1975. E por lá trabalhou na área da construção civil. Faleceu a 28 de Feve-
reiro de 2009, aos quase 59 anos (que faria a 5 de Dezembro seguinte, nascido em 1950), vítima de doença cancerosa, deixando viúva e dois filhos.
Jorge Luís Domingues
Vicente (1º. cabo)

1º. cabo Vicente
de Alcanena

Jorge Luís Domingues Vicente, 1º. cabo atirador de Cavalaria. Natural de Vila Moreira, em Alcanena, teve várias actividades profissionais ao longo da e faleceu a 21 de Janeiro de 1997, aos 45  anos e vítima de doença cancerosa, deixando viúva e duas filhas (tanto quanto julgamos saber).
Bom companheiro e militar disciplinado e disciplinador, sempre leal aos seus comandantes e colaborante activo do dia-a-dia, sempre muito disponível, foi grande entusiasta dos primeiros encontros da CCS.
Manuel Leal da
Silva (soldado)

Soldado Leal 
de Pombal

Manuel Leal da Silva, soldado atirador de Cavalaria, natural e residente em Caxaria, na freguesia do Carriço, em Pombal. 
Era o único «pelrec» já casado e pai - no tempo da jornada angolana. De uma menina já nascida e outra que crescia no ventre da mãe (grávida). 
Faleceu de doença súbita, a 18 de Junho de 2007, aos 55 anos, e deixou viúva, três filhos e vários netos, que, com genros e nora, apresentou, orgulhoso e feliz, aos Cavaleiros do Norte no encontro de 1996.
João Manuel Pires
Messejana
(soldado)

Soldado Messejana
de Lisboa

João Manuel Pires Messejana, soldado atirador de Cavalaria. Era natural do Alentejo (do litoral) e radicou-se em Lisboa (onde terá chegado a ser gente policial), ainda antes de ser incorporado no serviço militar. 
Faleceu de doença, a 27 de Novembro de 2009, aos 57 anos e depois de uma vida enlutada de alguns dramas pessoais e de saúde.
Armando D. Gomes
(soldado)

Soldado Gomes

de Torres Vedras

Armando Domingos Gomes foi atirador de Cavalaria e natural de Á-dos-Cunhados, concelho de Torres Vedras.
Integrou o PELREC, sempre colaborando com os comandos directos, e regressou a Á-dos-Cunhados a 8 de Setembro de 1975. Nada mais sabemos dele, para além de que a morte o levou a 3 de Setembro de 1989. 

Sem comentários:

Enviar um comentário