CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 31 de maio de 2017

3 779 - Cavaleiros de Aldeia Viçosa em voo «TAM» para Luanda!

Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, todos milicianos: alferes Carvalho
de Sousa, capitão José Manuel Cruz e alferes António A. Cruz (da CCS) e João
Periquito. Em baixo, o alferes Jorge Capela. Partiram para Angola há 43 anos
O 1º. sargento Fernando Norte (já falecido) e os alferes
milicianos Carvalho de Sousa e João Machado. Trio de
Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa - a 2ª. CCAV. 8423!



A 2ª. CCAV. 8423 viajou para Angola na noite de 3 para 4 de Junho de 1974. Há precisamente 43 anos!
Os Cavaleiros do Norte do capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz iam destinados a Aldeia Viçosa, com os alferes milicianos João Machado (de Operações Especiais, os Rangers), João Periquito, Carvalho de Sousa e Jorge Capela.
António Carlos Letras, José Manuel Costa, António Artur
Guedes e José Gomes: quarteto de furriéis milicianos
dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a ler correio
chegado de namoradas do Portugal europeu
O 1º. sargento da Companhia era o já falecido Fernando Mendes Pereira Norte e os furriéis milicianos eram António Carlos Dias Letras (de Operações Especiais, os Rangers), Abel Mourato (alimentação), António Rebelo (transmissões), Amorim Martins (mecânico), António Chitas (armamento pesado) e os atiradores de Cavalaria António Cruz, Freitas Ferreira, Mário Matos, João Brejo, José Fernando Melo, Rafael Ramalho, José Manuel Costa, José Gomes e António Artur Guedes. Praças, entre 1ºs. cabos e soldados de diversas especialidades, foram 95 os Cavaleiros do Norte que há 43 anos partiram para Angola e jornadearam nesta 2ª. CCAV. do BCAV. 8423!
O ticket do lugar do alferes
João Machado no avião TAM

MPLA diz não à
unificação com FNLA

O dia foi o da fechar malas dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, que a 1 de Junho partiriam para Luanda - onde os «veteranos» da CCS e da 1ª. CCAV. descobriam a cidade, que se lhes aparecia gigante e moderna, desconhecida mas por isso mesmo mais «apetitosa».
Notícias do dia apontavam para a recusa do MPLA em seu unir à FNLAS: «Enquanto dezenas dos nossos camaradas que estão presos pela FNLA não forem libertados, não há qualquer possibilidade de unificação com a FNLA», declarou o presidente Agostinho Neto em Brazaville, no Congo.
Agostinho Neto estava em Brazaville para conversações com o presidente congolês, sobre, reportava o Diário de Lisboa, «os problemas de libertação de África e de Angola».
Quaresma, Ramalho, Palongo, Martins e Teodósio

Teodósio de Aldeia Viçosa,
65 anos em Almeirim

O ribatejano João Teodósio, 1º. cabo da 2ª. CCAV. 8423 , a dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e de Aldeia Viçosa, terra uíjana de Angola, festeja 65 anos a 1 de Junho de 2017, na sua terra de Almeirim.
J. Teodósio em 1975
João Francisco Ribas Teodósio, de seu nome completo, foi 1º. cabo mecânico-auto da 2ª. CCAV. 8423 e, sendo então residente a Rua da Fé, na vila de Almeirim, lá regressou a 10 de Setembro de 1975 - com toda a guarnição comandada pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Lá continuou pela vida fora e lá vive, agora na Rua dos Aliados, de lá viajando todos os anos para os encontros a companhia. E para lá vai o nosso abraço de parabéns. 

Sem comentários:

Enviar um comentário