Major José Luís Jordão Ornelas Monteiro |
BCAV. 8423 |
O dia 4 de Fevereiro de 1974, pelas bandas de Santa Margarida e do RC4 foi tempo de apresentação do major Ornelas Monteiro, mobilizado como 2º. comandante do BCAV. 8423.
A apresentação foi formal, na parada do Destacamento do RC4 e feita pelo co-
mandante Carlos Almeida e Brito, tenente-coronel ao tempo, mas, e citamos o livro «História da Unidade», «por motivos imperiosos de serviço e a solicitação do Movi-
mento das Forças Armadas, acabou por não acompanhar o BCAV. para a Região Militar de Angola».
Na verdade e já em vésperas do embarque para Angola - que, quanto à CCS, a primeira companhia a partir, foi a 29 de Maio de 1974 -, foi deslocado para a Guiné, onde foi prestar serviço no Comando-Chefe das Forças Armadas (CCFAG) - no âmbito do então processo descolonização daquela ex-colónia portuguesa. O então major acabou por ser Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423 por apenas pouco mais de três meses.
José Luís Jordão Ornelas Monteiro era oficial de Cavalaria e nasceu a 7 de Outubro de 1931. Ao tempo de ser Cavaleiro do Norte, estava, pois, a caminho dos 43 anos e, prosseguindo a sua carreira militar, atingiu a patente militar de tenente-coronel, na qual se aposentou de quadro das Forças Armadas. Faleceu a 16 de Julho de 2011, aos 80 anos e já aposentado, de doença e em Lisboa. Hoje e aqui o recordamos com saudade. RIP!!!
Dias e feriados,
Neto em Luanda !
O dia 4 de Fevereiro de um a no depois (1975) foi tempo para a celebração do Dia do MPLA, movimento presidido por Agostinho Neto - quer nesse mesmo dia chegou a Luanda.
O livro «História da Unidade», dá conta que «foi comemorado o dia oficial do MPLA, sem expressão na área do BCAV.». E assim era, pois era a FNLA do presidente Holden Roberto que mais influência tinha no Uíge - onde mal se ouvia falar do MPLA e menos, até, da UNITA do presidente Jonas Savimbi.
O Governo de Transição de Angola, entretanto, declarou esse dia como feriado nacional, observando «o significado histórico na luta de libertação de Angola», por ter sido, em 1961, o dia do ataque do MPLA às prisões de Luanda.
O mesmo fim feriedal foi consagrado para os outros dois movimentos de li-
bertação de Angola, observando os seus dias (mais especiais) e consagrando-os, também, como feriados nacionais de Angola:
- FNLA, dia 15 de Março de 1961: Dia do «ataque generalizado do norte de Angola», levado a cabo pela UPA - a futura FNLA de Holden Roberto.
- UNITA, dia 25 de Dezembro de 1966: Dia do ataque a Teixeira de Sousa.
O Afonso Henriques e os fur- riéis Neto e Viegas, em Mor- tágua e no ano de 2015 |
Afonso Henriques, 67
anos em Mortágua !
O Cavaleiro do Norte Afonso Henriques de Sousa, da CCS do BCAV. 8423, a companhia do Quitexe, festeja hoje 67 anos, dia 4 de Fevereiro de 2019.
Especialista como sapador de infantaria e natural do Freixo, povoação da freguesia e município de Mortágua, lá voltou a 8 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge - pelo Quitexe, primeiro, e depois por Carmona. Por lá tem feito vida familiar e profissional, neste caso como colaborador da Câmara Mu-
nicipal de Mortágua, e foi o organizador do encontro da CCS de 2015.
Aposentado e depois de também ter sido autarca da Junta de Freguesia de Mortágua, por lá continua os seus dias, cuidando da sua saúde (com ele fa-
lámos há poucos momentos). E para lá vai o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário