A actualidade quitexana, há 44 anos e relati-
vamente a 13 de Fevereiro de 1974, foi alarma-
da com a notícia de incidentes em Luanda, entre forças do MPLA e da Revolta do Leste, a facção liderada por Daniel Chipenda.
As agências noticiosas ANI e France Press davam conta que teriam morrido 20 pessoas e muitas mais teriam ficado feridas.
Os incidentes começaram pelas 3 horas da madrugada, quando forças do MPLA cercara a delegalão da FC. A acção «não tinha como objectivo a confrontação armada, mas apenas levar o Governo de Transição a tomar medidas para neutralizar ou dissolver a Facção Chi-
penda». Porém, segundo o Diário de Lisboa
Notícia do Diário de Lisboa de 14/02/1975 |
«Tropas portuguesa guardam agora as instala-
ções semi-destruídas da Facção Chipenda e a vida regressou à normalidade», precisava o jornal, acrescentando que «fora dos musseques não se registaram incidentes e nem as tropas portuguesas nem as forças da FNLA ou da UNITA estiveram envolvidas no tiroteio».
O Governo de Transição de Angola tomou posição e, em comunicado assinado pelo Alto Comissário Silva Cardoso e representantes do MPLA (Lopo do Nas-
cimento), da FNLA (Johny Eduardo) e da UNITA (José N´dele), anunciou um inquérito aos incidentes, para «estabelecer responsabilidades e tomar as me-
didas que se impõem».
O mesmo dia foi tempo de «notícias recebidas do Luso» sobre um ataque da Facção Chipenda a um hospital do MPLA, de que terá resultado a morte de 5 enfermeiros. Não foi possível confirmar oficialmente o incidente.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, pelas bandas do Uíge, continuavam tranquilamente a sua jornada angolana! Expectando rodar para Carmona!
O casal Raúl e bAlzira Caixarias em 1974/75 |
Caixarias a festejar
registo dos 67 anos !
O Caixarias, atirador de Cavalaria do PELREC da CCS, festeja hoje os 67 anos do seu registo de nascimento. Porém, nasceu a 3 de Fevereiro de 1952.
Raúl Henriques Caixarias nasceu em Sarge, no município de Torres Vedras, e lá regressou a 11 de Setembro de 1975, integrado na 3ª. CCAV. 8423 - para a qual tinha sido transferido em data indeterminada. Por lá fez vida e, por razões de saúde, está reformado desde 2004, depois de ter feito carreira como profissional de serralharia pesada. E ser operado à coluna por duas vezes e ter feito apertos medulares.
O nascimento foi a 3 de Fevereiro de 1952, dia em que festeja o aniversário, mas, como muitas vezes acontecia nesse tempo, só foi registado no seguinte dia 14. Parabéns a dobrar, a caminho da torrejana Sarge!
Martinho de Zalala, 67
anos em Andorra !
O cozinheiro Júlio Martinho, da 1ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos no dia 15 de Fevereiro de 2019.
Cavaleiro do Norte de Zalala, Júlio Manuel Tavares Martinho (é este o seu nome completo) era (é) natural de Felgueira Velha, lugar da freguesia de Seixo da Beira, município de Oliveira do Hospital, aonde regressou a 9 de Setembro de 1975 - no final da sua jornada angolana do Uíge.
A vida levou-o a emigrar para Andorra e por lá julgamos que continua, para lá indo, bem «cozinhado», o nosso abraço de parabéns!
Sem comentários:
Enviar um comentário