Furriéis milicianos Viegas e Neto no jardim do Quitexe. Ambos de Operações Especiais (Rangers) e ambos de Águeda |
O futuro imediato do BCAV. 8423 foi decidido a 26 de Fevereiro de 1975, há 44 anos, na reunião de comandos da Zona Militar Norte (ZMN), em que participou o comandante Carlos Almeida e Brito: ia (e foi) para o BC12.
O Batalhão de Caçadores nº. 12 (BC12) estava em extinção e dele «sobravam» as magníficas instalações à saída da cidade, na estrada para o Songo. Foi lá que, a partir de 2 de Março desse mesmo ano, se aquartelaram a CCS e a 2ª. CCAV. 8423 dos Cavaleiros do Norte.
«Pretendido pela Região Militar de Angola e solicitado pela ZMN», acabou o BCAV. 8423 por continuar no Uíge da sua jornada africana de Angola. E lá estaria até 4 de Agosto, quando de lá saiu a épica coluna dos Cavaleiros do Norte e uma imensidade de civis que nela acharam a protecção necessária para chegarem a Luanda.
Há 44 anos, foi decidido que seriam a CCS do capitão António Martins de Oliveira (SGE), a do Quitexe, e a 2ª. CCAV. 8423 do capitão miliciano José Manuel Cruz, de Aldeia Viçosa, as primeiras Companhias do BCAV. 8423 a rodar para a capital do distrito/província.
M. Id. Vargas |
Victor Vieira, 1º. cabo Sacristão |
Condutores e sacristão
nos Cavaleiros do Norte
O dia 26 de Fevereiro de 1974 foi o da apresen-
tação de mais um grupo de futuros Cavaleiros do Norte, que então rodaram do Regimento de Infantaria 6, em Braga.
Um primeiro, foi o futuro 1º. cabo Victor Manuel da Cunha Vieira, auxiliar de serviço religiosos - o Sacristão.
Outros e todos condutores-auto, foram os seguintes:
- 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala: Manuel Idalmiro Vargas, Fernando
Samuel Oliveira |
- 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa: António Tenreiro Abrantes, José Manuel Vieira Rodrigues, Samuel Pereira de Oliveira, Fer-
nando Augusto da Silva Ferreira, António D. Oliveira (que não seguiu para Angola), Joaquim José Batanete Palma, José Correia Magro, João da Silva Oliveira, José Nunes e Aniano Mesquita Tomaz.
Francisco Neto e Ni Neto |
Neto, furriel da CCS,
67 anos em Águeda !
O furriel miliciano Neto, da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 28 de Fevereiro de 2019.
José Francisco Rodrigues Neto era especialista de Opera-
ções Especiais (os Rangers) e integrava o PELREC da vila do Quitexe, tendo regressado a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975 - a Águeda, onde era (e continuou) empresário industrial do sector ferrageiro.
O dia dos 67 anos de vida é também o dos 43 de casamento com a sua na-
morada de então, a Ni (Eunice Neto), pelo que o abraço de parabéns é a dobrar e para repetir por muitos e bons dias do futuro!
Sem comentários:
Enviar um comentário