CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

4 895 - A (não) cimeira dos movimentos! Cavaleiros de Santa Isabel para o Quitexe!

A vila do Quitexe, a 24 de Setembro de 2019. O condutor Nogueira, do Liberato (de costas), e o furriel
Viegas (mais à frente) na Estrada do Café, que liga Luanda a Carmona, actual cidade do Uíge. A
casa verde, à direita, era o Restaurante Rocha, agora uma das três farmácias da vila uíjana
A Fazenda Santa Isabel
João Albuquerque, fundador
da Fazenda Santa Isabel,
com a esposa


Os Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes, ultimavam, há precisamente 45 anos, os preparativos para abandonar a Fazenda Santa Isabel - onde foram a última guarnição portuguesa. 
A 5 de Dezembro de 1974, esteve lá o capitão José Paulo Falcão, que interinamente comandava o Batalhão - certamente para as «despedidas» oficiais, particularmente da comunidade civil da fazenda fundada por João Albuquerque.
O dia de quinta-feira, a primeira desse já longínquo Dezembro de 1974, foi tempo, em Lisboa, para o anúncio da partida do ministro Melo Antunes para os Açores, no domingo seguinte (dia 8) - onde iria analisar «os problemas políticos e económicos do arquipélago, no actual contexto», mas ficando de parte a possibilidade de, com o relatava o Diário de Lisboa, «a cimeira dos movimentos africanos de libertação, a realizar este mês em Portugal, vir a efectuar-se numa ilha açoreana».
Notícia do Diário de Lisboa de 6 de
Dezembro de 1974 sobre a cimeira
dos movimentos de libertação

Cavaleiros do Norte
em rotação uíjana

A responsabilidade do processo descolonizador estava, recordemos, «em boa parte sobre os ombros de Melo Antunes», enquanto ministro da Coordenação Inter-Territorial.
Estas diligências, e muitas outras, eram acompanhados à distância e com muita expectativa, pelos Cavaleiros do Norte - que pelo Uíge Angolano continuavam o seu processo de rotação  - em vésperas (dia 10) de a 3ª. CCAV. 8423 abandonar definitivamente a Fazenda Santa Isabel e depois de a 1ª. CCAV. 8423 ter deixado Zalala (num processo concluído a 25 de Novembro) e aquartelado em Vista Alegre e Ponte do Dange. Já não falando do adeus ao Liberato, pela CCAÇ. 209 (a 8 de Novembro) e a saída da CCAÇ. 4145/22 e 4145/74 de Vista Alegre. E do Destacamento de Luísa Maria (que viria a concretizar-se a 14 de Dezembro desse ano de 1974).
Alferes Mário
José B. Simões
em 2018
Furriel Carvalho e
alferes Simões em 1974

Alferes Simões e
furriel Carvalho, 
os 67 anos em festa!

O alferes Mário Simões e o furriel José Carvalho, ambos milicianos da 3ª. CCAV. 8423 e atiradores de Cavalaria, festejam 67 anos a 5 de Dezembro de 2019.
Furriel José
F. Carvalho
em 2018
Mário José Barros Simões regressou a Portugal no dia 11 de Setembro de 1975, à cidade de Tomar, onde vivia. Seguiu a via do ensino e, agora já aposentado, mora nas Caldas da Rainha. Foi o autor/criador do guião do BCAV. 8423.
José Fernando da Costa Carvalho regressou ao seu Entroncamento natal no mesmo dia e fez carreira profissional como agente da PSP, que concluiu como agente principal. Recuperou excelentemente de uma operação aos intestinos, realizada a 1 de Dezembro de 2018, e continua a viver no Entroncamento.
Ambos são participantes habituais do encontro anual dos Cavaleiros do Norte de Santa Isabel e para ambos vai o nosso abraço de parabéns!
Joaquim Almeida
em 1974/1975
O furriel Viegas e D. Piedade,
a viúva do 1º. cabo Almeida,
em Setembro de 2018

Almeida, 1º. cabo da 
CCS, faria 69 anos !

O 1º. cabo Joaquim Figueiredo de Almeida, da CCS do BCAV. 8423, faria 69 anos a 5 de Dezembro. Faleceu em 2009.
Atirador de Cavalaria do PELREC, foi um bravo e garboso combatente, louvado pelo Comando do Batalhão, e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, a Pedrógão de S. Pedro, no município de Penamacor.
Esteve emigrado em França, antes e depois da jornada africana de Angola, e faleceu, vítima de doença cancerosa, a 28 de Fevereiro de 2009, na sua terra natal, «depois de muito sofrer...», como nos disse D. Piedade, sua viúva, nos primeiros dias de Setembro de 2018. E dele nos disse também que «foi um bom marido, sempre muito amigo...», de quem tem«muitas saudades».Hoje o recordamos com saudade! RIP!!
Joaquim Martins

Martins de Aldeia Viçosa,
67 anos em Fernão Ferro !

O soldado mecânico auto-rodas Martins, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 5 de Dezembro de 2019. 
Joaquim Bento Martins regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à Quinta do Morgado, freguesia e concelho do Seixal, onde morava. Reside actualmente em Redondos, lugar da freguesia de  Fernão Ferro, também no Seixal, para onde vão as nossas felicitações e o nosso abraço!

Sem comentários:

Enviar um comentário