CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

4 907 - Comissão MFA do BCAV. 8423! Acordo entre entre a UNITA e o MPLA!

O frequentadíssimo bar/discoteca «Diamante Negro», perto do campo de futebol,  o agora 4 de Fevereiro, em
Carmona, a agora cidade do Uíge. «Funcionas, funcionas...», disse o cidadão uíjano, ali casualmente abor-
dado, referindo-se ao espaço de folia que tantas saudades «deixou» aos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423. 
E outros militares, de outras campanhas!... E civis, claro!
Os ex-furriéis Cruz e Viegas, já (muito) civis
em 2017  em Lisboa, 43 anos depois
Os furriéis Cruz e Viegas na
 placa ajardinada da ave-
nida do Quitexe e em 1974

A Comissão do MFA do Batalhão de Cavalaria 8423 reuniu a 16 de Dezembro de 1974, com os eleitos das outras unidades da ZA e no Batalhão de Cavalaria 8324 - não confundir com o 8423. 
O 8324, mobilizado em Estremoz, pelo Regimento de Cavalaria 3, fazia comissão por Sanza Pombo e passou, pelo menos, por Quimiriamba e Massau, depois por  Carmona, em datas que não sabemos precisar.
A eleição, no Quitexe, ocorrera nos primeiros dias de Dezembro de 1974 e a primeira reunião fora do BCAV. 8423 foi a 7 de Dezembro, no Comando do Sector do Uíge, em Carmona. Eleito, foi o (furriel miliciano) António José Cruz - o mais velho de todos nós (nascido a 18 de Agosto de 1951) e eu (furriel Viegas), sem dar por ela, o segundo mais votado e dele suplente, por isso mesmo. Um suplente que, por força das circunstâncias do tempo, várias vezes esteve particularmente activo!
Jonas Savimbi e Agostinho
Neto, presidentes da UNITA
 e do MPLA

Acordo da UNITA
com o MPLA !

A 16 de Dezembro de 1974, Jonas Savimbi, presidente da UNITA, chegou ao Luso e anunciou um acordo com Agostinho Neto, do MPLA. Acordo, disse ele, a anunciar no «comunicado conjunto, dentro de 4 dias». O líder do «Galo Negro» chegava ao Luso, depois de várias reuniões em várias capitais, com líderes africanos e com Agostinho Neto (MPLA) e Holden Roberto (FNLA), e, em Lusaka, com o tenente-coronel Passos Ramos, do MFA. Desmentiu que a cimeira inter-movimentos fosse a 18 de Dezembro e nos Açores, admitindo, porém, que fosse «depois do Natal e em local a indicar».
Revelou também, na cidade do Luso, que o Governo de Transição anunciado por Almeida Santos (ministro português da Coordenação Inter-Territorial), apresentado na ONU, era liminarmente recusado por UNITA, MPLA e FNLA.
«Só aceitamos participar num Governo em que sejamos responsáveis», disse Jonas Savimbi - que no aeroporto do Luso, foi «ovacionado por milhares de pessoas».
Manuel Mendes
(em foto actual)
Manuel Mendes
1º. cabo em 74/75
- Eleições do MFA, ver AQUI

Mendes de Aldeia Viçosa
67 anos em Monfortinho

O 1º. cabo Manuel de Jesus Mendes, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, festeja 67 anos a 17 de Dezembro de 2019. 
Cavaleiro do Norte da Companhia de Aldeia Viçosa, foi louvado «pelas qualidades militares sempre demonstradas em todos os momentos da sua vida militar», como se lê na OS nº. 170 do BCAV. 8423, sublinhando também que era de «destacar a serenidade demonstrada em todas as acções em que esteve empenhado».
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se na sua natal terra de Termas de Monfortinho, do concelho de Idanha-a-Nova, onde ainda reside e para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário