CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 28 de abril de 2020

5 041 - Comandante voltou ao Quitexe; coexistência pacífica dos 3 movimentos!

Futebol no Quitexe, equipa da CCS do BCAV. 8423. De pé, furriel António Lopes (enfermeiro), 1ºs. cabos
José Gomes e Fernando Grácio, furriel Luís Mosteias, 1º. cabo Delmar Alves (morteiros) e NN. Em 
baixo, furriel José Monteiro, Covilhã (condutor dos morteiros), 1º. cabo Domingos Teixeira, furriel 
Miguel Peres (pára-quedista) e Jorge Botelho
Furriéis milicianos da 3ª. CCAV. 8423 em momento de lazer:
António Fernandes, Victor Guedes (falecido a  17 de Maio
 de 1998, de doença, em Lisboa), Ângelo Rabiço, José Querido
e Agostinho Belo
O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se ao Quitexe e à 3ª. CCAV. 8423 a 28 de Abril de 1975, há 45 amos, no âmbito do programa de «visitas à subunidades».
Os Cavaleiros do Norte de Santa Isabel, comandados pelo capitão miliciano José Paulo Fernandes, estavam aquartelados na Quitexe desde 10 de Dezembro de 1974, ali se juntando à CCS - que, por sua vez, de lá saiu a 2 de Março de 1975, rodando para Carmona.  
O dia desta segunda-feira de há 45 anos foi tempo de se conhecerem declarações de Jonas Malheiros Savimbi, presidente da UNITA e na antevéspera chegado a Luanda, vindo de Lusaka (onde conferenciou com Agostinho Neto, presidente do MPLA), sublinhando e acrescentando ser «imperioso que os três movimentos de libertação coexistam pacificamente» e apelando a uma cimeira entre os três - a UNITA, a FNLA e o MPLA.
«A cimeira poderia ser realizada em Angola ou no estrangeiro», disse o unitista Jonas Malheiros Savimbi, acrescentando também «ter a certeza que diminuiria a tensão entre eles» - os três movimentos.
Jaime Ribeiro

Sousa, sapador da CCS,
67 anos em Gondomar !

O soldado Sousa, do Pelotão de Sapadores da CCS do BCAV. 8423, festeja 67 anos a 28 de Abril de 2020.
Joaquim Castro Sousa, de seu nome completo, foi Cavaleiro do Norte do Quitexe e depois de Carmona, combatente do pelotão comandado pelo alferes miliciano Jaime Ribeiro (foto), e regressou a Portugal no dia 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Netos, lugar da freguesia de Jovim, no município de Gondomar, de onde é natural. 
Supomos que ainda lá residirá, dele não temos mais notícias, e para ele, onde quer que esteja, vai o nosso abraço de parabéns!
O tenente-coronel Almeida e Brito e o capitão
miliciano José Manuel Cruz, respectivamente
comandantes do BCAV. 8423 e 2ª. CCAV. 8423

Baixa de Rui Rocha
da 2ª. CCAV. 8423 

O 1º. cabo Rui Manuel Duarte Rocha, condutor auto-rodas da 2ª. CCAV. 8423,  a de Aldeia Viçosa, teve baixa hospitalar a 28 de Abril de 1974, há precisamente 46 anos.
Foi a uma consulta externa de cardiologia nesse dia e ficou internado no Hospital Militar Regional nº. 3, em Tomar, tendo alta a 5 de Maio seguinte, ainda bem em tempo de embarcar para Angola, a 4 de Junho desse mesmo ano de 1974.
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975 e fixou-se na Travessa da Trindade, Freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, onde supomos que residirá. Dele não temos notícias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário