CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

5 170 - Cavaleiros do Norte de Zalala vão conviver em Monção !


Hotel D. Afonso, em Monção, o do Restaurante D. Maria, onde os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV.
8423, a de Zalala, se vão reunir a 12 de Setembro de 2020
O Hotel D. Afonso e o restaurante D. Maria,
em Monção e do (1º. cabo) Temporão Campos


Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Zalala, vai reunir a 12 de Setembro de 2020, em Monção. «São golpes de mão atrás uns dos outros», comentou, ironicamente, o Manuel Pinto, que pelo Uíge angolano jornadeou como  furriel miliciano de Operações Especiais, os Rangers.
O evento, com todas as reservas e cuidados sanitários e sociais, vai decorrer no retara D. Maria, do Hpotel D. Afonso, empreendimentos da área turística da vila minhota que, vejam só..., são do 1º. cabo Temporão Campos, que foi 1º. cabo cozinheiro dos «zalala´s». 
O restaurante D. Maria fica na avenida Porta de S. Bento, em Monção, e os interessados em participar devem ligar ara o (furriel miliciano) Mota Viana, através do telemóvel 933 201 296, dando conta do número de reservas.
«Não há qualquer problema com as instalações e o espaço que iremos ocupar será o de um salão com área suficiente para garantir toda a segurança e as regras impostas pela Direcção Geral de Saúde», disse Manuel Pinto, acrescentando que «ficaremos no salão adequado ao número de participantes».
José Manuel
Temporão Campos

O inexcedível cozinheiro
1º. cabo Temporão Campos!

O 1º. cabo José Manuel Temporão Campos (foto ao lado) foi combatente da 1ª. CCAV. 8423, cozinheiro de especialidade e louvado pelo comandante do BCAV. 8423.
A proposta foi do capitão miliciano Castro Dias, comandante dos «zalala´s», e sublinha o «inexcedível zelo e eficiência postos no seu trabalho, durante toda a comissão».
Publicado na OS nº. 162, exalta a sua «total dedicação», o que o fez «creditar-se como muito bom auxiliar dos seus superiores imediatos e, ao mesmo tempo, proporcionou, com o seu trabalho, uma inteira ajuda à difícil missão de alimentar uma subunidade».
Regressou a Portugal no dia 9 de Setembro e fixou-se na Quinta dos Picados, lá por Monção, onde, gradualmente, foi aumentado e qualificando o seu património.
Samuel Oliveira


Samuel de Aldeia Viçosa, 67
anos Vermoim da Maia !

O soldado Samuel Pereira de Oliveira, da 2ª. CCAV. 8423, festeja 68 anos a 3 de Setembro de 2020.
Condutor auto-rodas dos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa, e depois de Carmona, do comando do capitão miliciano José Manuel Cruz, é natural e ao tempo residente em Gueifães, no nortenho concelho da Maia, aonde regressou a 10 de Setembro de 1975. 
Aposentado, mora agora na Urbanização do Sobreiro, em Vermoim, também na Maia, para onde vai o nosso abraço de parabéns!
O alferes Garcia e o
soldado A. Gomes,

ambos já falecidos

Gomes, do Quitexe, faria
68 anos ! Faleceu em 1989!

O soldado Armando Domingues Gomes, da CCS do BCAV. 8423, faleceu a 3 de Setembro de 1989. Há 31 anos!
Atirador de Cavalaria do PELREC, foi louvado «pela maneira eficiente e dedicada como voluntariamente exerceu as funções de padeiro, sem que para tal tivesse conhecimentos profissionais, nunca olhando a esforços, embora por vezes lhe fosse pedido trabalho que se pode considerar extenuante».
O louvor foi publicado na OS nº. 165, sublinhando-o como «militar correcto no trato, disciplinado e bom camarada». Faleceu em Á-dos-Cunhados, em Torres Vedras, e hoje o recordamos com saudade. RIP!!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário