CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

5 177 - O adeus dos Cavaleiros de Aldeia Viçosa! Movimentos em combates esporádicos!

Cavaleiros do Norte da 2º. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, todos milicianos. À frente, os alferes 
Domingos Carvalho e João Machado, capitão José Manuel Cruz (comandante), alferes Jorge Capela e 
furriel José Fernando Melo. Atrás, NN, NN e João Rito (já falecido, a 1 de Março de 2016, de doença 
e em Castelo Branco). Regressaram a Portugal há precisamente 45 anos!
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa
e do capitão miliciano José Manuel Cruz

 Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, partiram de Luanda no dia 10 de Setembro de 1975. Para Lsboa e há 45 anos!
O dia, por Luanda, acordou com a notícia, veiculada pelo MPLA, de que a FNLA tinha sido «desmantelada na barra do Rio Dande, na zona do Caxito», enquanto as suas forças (as do MPLA, as FAPLA) avançavam para o norte.
«O MPLA controla actualmente 12 das 16 províncias de Angola», anunciava o «Diário de Lisboa», precisando que as restantes quatro «estão divididas entre o domínio da FNLA (o Zaire e o Uíge) e a UNITA (Bié e Huambo)».
Uíge que, recordemos, foi o chão angolano da jornada africana dos Cavaleiros do NorTe do BCAV. 8423.
Ao mesmo tempo e partindo do aeroporto internacional de Luanda, logo pela manhã, os Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz deixaram as degradadas instalações do Batalhão de Intendência da Angola (BIA), no Campo Militar do Grafanil, e galgaram os céus de África, a bordo do Boeing 707 dos TAM, em direcção a Lisboa.
Era o seu adeus a Angola!
Furriéis milicianos da 2ª. CCAV. 8423: Mário
Matos, António A. Guedes e José F. Melo
 (de pé), Carlos Letras, José Gomes
e António Cruz

Combates esporádicos
entre os 3 movimentos !

A situação militar Angola, exceptuando a ofensiva militar para o norte, era descrita como «calma, apesar de combates esporádicos entre forças dos três movimentos». O Estado Maior das Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) anunciava que, depois da expulsão da Barra do Dande, as forças do Exército de Libertação Nacional de Angola (ELNA), o braço armado da FNLA, «estavam encurraladas a norte do Caxito, entre as Mabubas e Sassa», expectando os responsáveis do MPLA «o abandono total da área, para breve, pois se encontram privadas de quaisquer reabastecimentos».
A 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel e enquanto isto, continuavam aquartelados no Campo Militar do Grafanil de onde, no dia seguinte, sairiam para Luanda e Lisboa.
Victor Antunes

Antunes de Aldeia Viçosa
faz 67 anos em Cascais !

O soldado Victor  Martins Antunes, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 11 de Setembro de 2020, exactamente quando se passam 45 da sua chegada de Angola.
Atirador de Cavalaria de especialidade militar,  regressou a Portugal e ao Casal do Amaro, lugar da freguesia de Cernache do Bonjardim, no município da Sertã, da Beira Baixa, onde então residia. A vida levou-o para outras bandas e, já aposentado, mora na Quinta da Bicuda, na Torre, em Cascais. Parabéns!
Altino Fião

Fião de Zalala, 67
anos em Ovar !

O soldado condutor-auto Fião, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Zalala, festeja 68 anos a 11 de Setembro de 2019.
Cavaleiro do Norte do comando do capitão miliciano Davide Castro Dias, Altino Gomes Fião também jornadeou por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao Bairro de S. José, em Ovar - onde então residia. Ainda lá mora e para lá, e para ele, vai o nosso abraço de parabéns!  

Sem comentários:

Enviar um comentário