CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 19 de abril de 2021

5 406 - Patrulhamentos reforçados em Carmona! As férias e a magia do feitiço africano !

 

Cavaleiros do Norte da CCS, trio de 1ºs. cabos escriturários: Miguel Teixeira,
Jorge Pires e Jorge Manuel de Sousa Pinho, que faleceu há 25 anos, a 19 de
Abril de 1996, vítima de doença e na cidade do Porto


Cavaleiros do Norte do Grupo de Combate que há 46 anos
 reforçou a guarnição militar de Carmona: José Eusébio,
furriel José Carvalho, alferes Mário Simões e A. Caroço
O sábado de 19 de Abril de 1975 foi tempo de algumas cautelas pelas bandas do Uíge angolano, onde jornadeavam os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423.
Os patrulhamentos continuavam, sem ninguém reclamar do sacrifício imenso que era exigido à reduzida guarnição do BCAV. 8423, limitada à CCS e a um grupo de combate da 2ª. CCAV., a de Aldeia Viçosa, reforçados uma semana antes por outros dois - um do BCAÇ. 5015 e outro da 3ª. CCAV. 8423 - o do alferes Mário Simões e dos furriéis José 
O furriel Viegas no porto do Lobito, durante as férias 
de 1975, passadas por terras da imensa Angola, já lá
vão 46 anos. Foi em Abril dese ano e lá voltou em
Outubro de 2019 
Carvalho, Graciano Silva e o já falecido Luís Capitão.

Férias e a magia do
feitiço africano !

Melhores dias passavam, a centenas de quilómetros e divertindo-se na imensa e enfeitiçada terra de Angola, dois furriéis milicianos da CCS que por lá «vagabundeavam» em férias: o Cruz e o Viegas.
Idos de Nova Lisboa, assentaram arrais em Benguela e dela e do Lobito fizeram seara de passeios e boa vida, descobrindo os prazeres das praias e a magia da noite e do dia, da boa mesa e dos abraços amigos que por lá achámos. 
Belas férias! Belas praias!  Excelentes restaurantes! E bons encontros, como aquele que deu para «achar» um amigo de escola, conterrâneo de Águeda e também furriel miliciano de Operações Especiais - os Rangers, o Zé Ferreira de Macinhata do Vouga. Ali estava ele em comissão, em quartel de cidade que apenas o arame farpado separava da praia e do mar. Um luxo!



Conflitos previstos 
para 15 a 30 de Abril

A cidade de Luanda foi palco, na véspera (dia 18 de Abril) de mais uma reunião dos Estados Maiores das Forças Armadas do MPLA, FNLA e UNITA, para «uma análise exaustiva da situação política e militar do país».
Outro objectivo era apreciar «a aplicação prática» das decisões anteriormente tomadas  quanto à «organização das forças de prevenção e das forças integradas», concordando que «os inimigos da independência do povo angolano, não tendo compreendido o momento histórico, persistem em manobrar na sombra, preparando-se mesmo para desencadear conflitos entre 15 e 30 de Abril».
Os Estados Maiores das Forças Armadas dos três movimentos angolanos de libertação, no final da reunião e por isso mesmo, lançaram «uma advertência solene à reacção» para que «cesse imediatamente tais manobras». E apelaram à população para que se «mantenha calma e vigilante».
1º. cabo Jorge Pinho

Morte, há 25 anos, do 
1º. cabo Jorge Pinho

O 1º. cabo Jorge Pinho faleceu há 25 anos, no dia 19 de Abril de 1996 e na sua cidade natal - o Porto.
Jorge Manuel de Sousa Pinho foi Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, com a especialidade de escriturário, e serviu na CCS em toda a sua comissão em Angola, entre 30 de Maio de 1974 e 8 de Setembro de 1975. 
Regressou ao lugar de Choupos, freguesia de Ramalde, na cidade do Porto, e ali morou no Bairro dos CTT. Faleceu, vítima de doença, a 19 de Abril de 1996, em vésperas de chegar aos 44 anos, que faria no dia 25 de Abril imediatamente seguinte. Partiu muito cedo!
Hoje, aqui fazemos memória dele, militar discreto e competente, bom companheiro, recordando-o com saudade. RIP!!!
A Fazenda Santa Isabel


Carvalho de Santa Isabel,
6o anos em Amares !

O soldado Carvalho, condutor auto-rodas da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Santa Isabel, festeja 69 anos a 19 de Abril de 2021.
Joaquim Fernandes de Carvalho foi Cavaleiro do Norte do comando do capitão miliciano José Paulo Fernandes e é natural da freguesia de Fiscal, no concelho de Amares, a
terra natal do falecido cantor António Variações.
Lá residia, na Rua da Igreja e lá regressou a 11 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana de Angola, pelas terras do nortenho Uíje. 
Para lá e para ele vai o nosso abraço de felicitações.

João Jerónimo Rito


Rito de Aldeia Viçosa
faria 69 anos!

O soldado João Jerónimo Rito foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423 e amanhã faria 69 anos.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois de Carmona, durante a sua (e nossa) jornada africana do Uíge Angolano, companheiro continuou por muitos encontros dos Cavaleiros do Norte comandados pelo capitão miliciano José Manuel Cruz. 
Faria 69 anos a 20 de Abril de 2021, mas, infelizmente, faleceu a 1 de Março de 2016 - vítima de doença e depois de internamento no Hospital Distrital de Castelo Branco, a sua cidade natal e onde morava, no Bairro da Boa Esperança.
Hoje o recordamos e evocamos com saudade e emoção! RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário