CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

terça-feira, 27 de abril de 2021

5 414 - Cavaleiros do Norte (ainda em férias) e Jonas Savimbi em Luanda

 

O furriel Viegas (à civil) e o capitão Domingues.
Em Luanda e há precisamente 46 anos


Os dias de A
bril de 1975 aproximavam-se do fim e, com eles, também as férias de dois Cavaleiros do Norte das CCS: os furriéis milicianos Cruz e Viegas. Já em Luanda e sendo domingo, o dia foi de almoço marcado com a família Resende e tempo de conhecer o capitão Domingues, que, por coincidência, prestava serviço na ZMN, em Carmona. Mais tarde, no QG da Região Militar de Angola, em Luanda.
A notícia do dia era a da chegada de Jonas Savimbi a Luanda, já na véspera (sábado, dia 26 de Abril de 1975). «Foi acolhido no aeroporto de Luanda por uma multidão entusiástica e ruidosa, não se tendo registado quaisquer distúrbios», relatava a imprensa do dia.
O presidente da UNITA pediu «todo o apoio para o Governo de Transição» e sublinhou que «é imperioso que os três movimentos de libertação coexistam pacificamente». Apelou para a realização de uma cimeira.
«Podia ser realizada em Angola ou no estrangeiro», disse Jonas Savimbi, acrescentando à imprensa «ter a certeza» que a referida cimeira «reduziria a tensão entre os movimentos de libertação».
O presidente da UNITA confirmou ter estado reunido com o presidente do MPLA, em Lusaka, mas, sobre tal reunião, não quis fazer comentários. Admitiu, porém, que, em caso de vencer as eleições pós-independência, formaria «um governo de coligação com os outros dois movimentos de libertação».

Resultados eleitorais da Constituinte
no Diário de Lisboa de há 46 anos

Portugal a contar votos 
da Constituinte

As eleições para a Assembleia Constituinte tinha sido há dois dias (a 25), mas a 27 de Abril de 1975 se contavam votos.
Ao meio dia desse domingo, segundo o Diário de Lisboa, já se conheciam os nomes de 194 deputados, quase metade deles (95) eleitos pelo PS - mais um de Moçambique, onde foi o único partido a concorrer. O segundo partido mais votado foi o PPD, actual PSD, com 58, seguindo-se o PCP (25) e o CDS (12), o MPD/CDE (3) e a ADIM, de Macau (1).
Faltava conhecer os resultados da emigração.

Os condutores Vicente José Alves (organizador
 do encontro de 2017) e José António de Sousa
Gomes, que hoje faz 69 anos em Leça do Balio

Condutor Gomes,
69 anos em Leça !
O soldado José António de Sousa Gomes, da CCS dos Cavaleiros do Norte, faz hoje 69 anos.
Condutor auto-rodas de especialidade militar, é natural de Gueifães, na Maia, e apresentou-se no BCAV. 8423, em Santa Margarida, a 6 de Março de 1974, transferido do batalhão de Engenharia 3 - que era mesmo ao lado. Com ele, também o Manuel Gonçalves Alves, o Alípio Canhoto Pereira, o Manuel Brites da Costa, o António Rosário Picote e o António dos Santos Gonçalves, todos condutores-auto. 
O Gomes regressou a Portugal no dia 8 de Setembro e, profissionalmente, trabalhou como afinador de tintas (numa fábrica). Reformou-se aos 60 anos, mas continua a... afinar tintas e a ajudar o filho na oficina de automóveis. 
Mora agora em Leça do Balio, para onde vai o nosso abraço da parabéns!s.
António Pereira
Pereira de Zalala, 69
anos em Alcabideche !

O 1º. cabo António Cardoso Pereira, condutor-auto da 1ª. CCAV. 8423, festeja 69 anos a 27 de Abril de 2021.
Cavaleiro do Norte da épica Fazenda de Zalala, rodou também por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, antes do Campo Militar do Grafanil e de regressar a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, ao lugar de Pousada, freguesia de Espadanede, no concelho de Cinfães - de onde é natural. Vive agora em Alcabideche, freguesia do concelho de Cascais, para onde vão os nossos parabéns! 
Batanete Palma


Batanete de Aldeia Viçosa,
69 anos em Vila Viçosa !

O soldado Joaquim José Batanete Palma, da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 69 anos a 27 de Abril de 2021.
Condutor-auto dos Cavaleiros do Norte, foi louvado «pelo sentido de responsabilidade sempre posto no cumprimento das missões da sua especialidade», conforme se lê na OS 170, acrescentando que foi militar «dedicado, eficiente e zeloso do material distribuído a seu encargo».
Regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, à sua residência de Fonte da Moura, na freguesia de Pardais, do concelho de Vila Viçosa.
Mora agora nos Covões, também em Pardais de Vila Viçosa, e para lá vai o nosso abraço de parabéns!




Sem comentários:

Enviar um comentário