CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

5 635 - Cavaleiros do Norte do 1ª CCAV. 8423, a de Zalala: os Natais de 1974 e de2021!


Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, no almoço de Natal de 2016.
 De pé, Neves (Bolinhas), Pimenta, Horácio Carneiro, Casimiro, Agra (Famalicão),
Alves (Pig-Bó), Carvalho, João Dias (furriel), Castro Dias (capitão), Leirinha, Alfredo
Coelho (Buraquinho, da CCS), Pinto, Celestino (CCS) e Maia (padeiro). Em
 baixo, Leal,  Rodrigues (furriel), Vilaça,  Mota Viana, Queirós, Barreto (furriéis),
Barroso e Silva (Ciclista)


Cavaleiros do Norte a consoar no «Assador Típico»,
  no Porto, a 17 de Dezembro de 2016. Ai quantas
histórias e quantas emoções foram recordadas!!!

Os Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda Maria João, a de Zalala, vão reunir-se em almoço de Natal, no dia 17 de Dezembro de 2021 e de novo no «Assador Típico», restaurante do Porto.
A iniciativa dos também combatentes de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, já tem alguns anos (só a COVID interrompeu...) , a cada edição aumentando o número de participantes, à volta de uma vintena, que se juntam em ambiente festivo, saborearem os prazeres da ementa e recordarem momentos e memórias da jornada que os levou a África e ao Uíge nortenho de Angola. Em 1974 e 1975. 
O mesmo certamente se repetirá este ano, embora com a ausência física do saudoso furriel Rodrigues - um dos seus dinamizadores iniciais e infelizmente já falecido.  Seguramente será evocado! Outra coisa não poderá ser!
Os interessados em participar poderão contactar o furriel Fernando Mota Viana, através do telemóvel 933201296, em Braga. Ou, em alternativa também bracarense, o também furriel miliciano Plácido Jorge Queirós, neste caso pelo número 968020160.
Natal dos Zalala´s de 1974 em Vista Alegre. Reconhecem-se
os furriéis Queirós (terceiro, à esquerda) e Eusébio (primeiro
da direita). Quem identifica os outros?



O Natal de 1974
em Vista Alegre

A propósito, vale a pena lembrar que, há 47 anos, a consoada dos Cavaleiros do Norte de Zalala foi no refeitório do quartel de Vista Alegre, em Angola, com ementa de bacalhau e entradas de rissóis e chouriço assado, carapauzinhos com arroz de tomate e posta laminada, rabanadas e leite creme, vinhos verdes e maduros, com café. Tudo «argamassado» em boa conversa e um mar de contagiante alegria e... saudades!
Novidade no convívio dos «zalala´s», em 2016 (o de há 5 anos), foi a participação, em estreia, dos enfermeiros António Augusto Alves da Silva, o Pig-Bó, e José Manuel do Carmo Leal, para além do condutor Joaquim Carlos da Costa Silva, o Ciclista. Ciclista porque, imaginem, disputou, entre outras provas, 4 Voltas a Portugal.
Outra curiosidade, foi o facto de neste encontro se terem juntado todos os enfermeiros da 1ª. CCAV. 8423: o furriel Barreto (infelizmente falecido, subitamente, a 2 de Novembro de 2020, em Baguim do Monte) e os 1ºs. cabos Leal, Silva (Pig-Bó), Carvalho e Cunha (que não está a foto). 
Os furriéis milicianos Viegas e Cruz, em 1974
e frente à Casa do Furriéis e Messe de Oficiais
do Quitexe, na avenida da vila

Cavaleiros do Norte
há... 47 anos!

Há 47 anos, pelas bandas angolanas de Carmona e a 7 de Dezembro, ocorreu mais uma reunião do Comando de Sector do Uíge (CSU).
O BCAV. 8423 fez-se representar pelo capitão José Paulo Falcão e, ao mesmo tempo, realizou-se uma reunião dos eleitos da Comissão do MFA do Sector - também com representação dos Cavaleiros do Norte.
O oficial foi, se bem me lembro, o alferes miliciano António Garcia (de Operações Especiais, os Rangers). Quanto a furriéis milicianos, estiveram o Cruz (rádio-montador) e o Viegas (Rangers). Curiosamente, e respectivamente, o mais velho e o mais novo dos furriéis da CCS do BCAV. 8423.
Luís Alves

Alves, 1º. cabo de A. Viçosa,
faz 69 anos na Covilhã !

O 1º. cabo Luís Filipe Pereira Alves, atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 68 anos a 8 de Dezembro de 2020.
Cavaleiro do Norte natural de Barco, freguesia do município da Covilhã, também passou pela cidade de Carcoma (hoje Uíge e capital da província deste nome), lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do Uíge angolano. 
Agora já aposentado, mora não muito longe dali, na Coutada, também no município serrano da Estrela, para onde vai o nosso abraço de parabéns! E sejo de muitos mas e bons anos de vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário