CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

5 642 - Oficiais milicianos nomeados para servir no BCAV. 8423 e em Angola!


Alferes milicianos do BCAV. 8423 à porta da messe de oficiais do Quitexe: 
Pedrosa de Oliveira, Jaime Ribeiro, António Albano Cruz, António Manuel
 Garcia e José Leonel Hermida
Alferes milicianos  do BCAV. 8423: Jaime Ribeiro,
Augusto Rodrigues e José Alberto Almeida

 A Ordem de Serviço nº. 278/73, do Regimento de Cavalaria nº. 4 (RC4), aquartelado no Campo MiIitar de Santa Margarida, dava conta, a 15 de Dezembro de 1973, que «foram nomeados, por imposição, para prestar serviço na RMA» um grupo de futuros alferes milicianos do Regimento de Cavalaria 8423 (BCAV. 8423).
Quase todos quantos os oficiais milicianos que cumpririam a sua (e nossa) jornada africana do Uíge angolano. Ficavam por mobilizar os oficiais de reabastecimento e de transmissões. Quando a este, viria a ser o alferes miliciano José Leonel Pinto de Aragão Hermida. Quanto a reabastecimentos, viria a ser nomeado o alferes Gaspar José F. Carmo dos Reis, que, todavia e de acordo com o livro «História da Unidade», foi «considerado incapaz para o serviço militar».
Nunca o conhecemos, supostamente será de Carrazeda de Ansiães e foi substituído pelo alferes miliciano José Alberto Alegria Martins de Almeida, de Oliveira de Azeméis e agora em Albufeira, que acumularia com a «pasta» de oficial de justiça - e actualmente é professor aposentado, economista, arquitecto, empresário do sector da construção civil e Cônsul do Reino de Marrocos no Algarve.  
Os 15 alferes milicianos então «nomeados por imposição para prestar serviço na RMA» destinaram-se a todas as 4 Companhias dos futuros Cavaleiros do Norte - do BCAV. 8423. Assim:

Alferes Pedro Rosa, à esquerda, e Lains dos
 Santos, ladeando o capitão Castro Dias
CCS do Quitexe

- António Albano de Araújo de Sousa Cruz, engenheiro mecânico, de 28 anos, comandante do Parque-Auto. Mora em Santo Tirso.
- António Manuel Garcia, de Operações Especiais (Rangers), comandante do PELREC, de 22 anos, de Carrazeda de Ansiães. Faleceu a 2 de Novembro de 1979, vítima de acidente, era inspector da Polícia Judiciária
- Jaime Rodrigues Picão Ribeiro, engenheiro, de 24 anos e comandante do Pelotão de Sapadores. De Santo António, em Constância.

1ª. CCAV. 8423, a de Zalala!  

- Carlos João da Costa Sampaio, atirador de cavalaria, 22 anos. Morava na avenida 5 de Outubro, em Lisboa.
- José Manuel Lains dos Santos, atirador de Cavalaria, 23 anos. Dos Combatentes da Grande Guerra, em Almeirim. Mora agora em Cadafais, concelho de Alenquer.
- Mário Jorge de Sousa Correia de Sousa, de Operações Especiais (Rangers), 23 anos. Morava na Lavra, freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa. Residiu na região do Grande Porto e estará agora no Luxemburgo.
- Pedro Marques da Silva Rosa, atirador de Cavalaria, 22 anos. Do Bombarral.

Alferes miliciano Carvalho, capitão Cruz e alferes
Cruz ePeriquito (de pé) e Capela em Aldeia Viçosa

2ª. CCAV, 8423, a
de Aldeia Viçosa!

- Domingos, Carvalho de Sousa, atirador de Cavalaria, 22 anos. De Marrazes, em Leiria.
- João Carlos Lopes Periquito, atirador de Cavalaria, 22 anos. De Santarém.
- João Francisco Pereira Machado, de Operações Especiais (Rangers), de 22 anos. De S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa, agora morador na Amadora
- Jorge Manuel de Jesus Capela, atirador de Cavalaria, de 22 anos. Da Fernão Magalhães, em Lisboa. agora residente em Oeiras.

Alferes de Santa Isabel: Honório (médico), Simões,
Carlos Silva e Pedrosa de Oliveira com o capitão
José Paulo Fernandes

3ª. CAAV. 8423, a
de Santa Isabel!

- Augusto Rodrigues, de Operações Especiais (Rangers), 25 anos, de Vouzela e residente em Lisboa.
- Carlos Almeida e Silva, atirador de Cavalaria, 22 anos, do Beco, em Ferreira do Zêzere.
- Luís António Pedrosa de Oliveira, atirador de Cavalaria, 22 anos, natural e residente em Marrazes, de Leiria.
- Mário José Barros Simões, atirador de Cavalaria, 22 anos, de Tomar e agora morador nas Caldas da Rainha.

Sem comentários:

Enviar um comentário