Grupo de Zalala´s em almoço de Natal, versão 2021: furriéis Pinto, Velez e Mota Viana, Maia, furriel Queirós, Leirinhas, Maia, Agra e Barroso, e, convidados, Gouveia e Nilton Viana. Em baixo, furriéis Velez e Queirós, capitão Castro Dias e Maia. Mais abaixo, o organizador Mota Viana e Pinto. Ao fundo, o furriel Dias
Um grupo de Cavaleiros do Norte da 1ª. CCAV. 8423, a da Fazenda de Zalala, juntou-se ontem em almoço de Natal e fazendo memórias da jornada africana do Uíge angolano. No Assador Típico, no Porto, que se tornou «ponto de operações» habitual» dos compinchas. Aos «cavaleiros» da foto juntaram-se ainda o capitão Davide Castro Dias (que se atrasou» a limpar os galões de major na reserva; podia lá faltar!!!...), o furriel João Dias (cujo «trote» se aligeirou na auto-estrada, por causa das transmissões) e o 1º. cabo Carlos Carvalho (que se «adiou» um pouquinho na «desinfeção» das seringas, dizemos nós!!!). Quanto ao resto, tudo na maior: com boa disposição, o desfiar de boas memórias e saudades da juventude que nos fez actores da histórica independência de Angola. Há 47 anos, os Cavaleiros do Norte estavam em Vista Alegre e Ponte do Dange, para lá rodados de Zalala (a 21 de Novembro de 1974) e onde consoaram em ambiente não menos festivo, mas certamente mais emotivo e saudoso: longe das suas casas e famílias, dos cheiros dos seus chãos e dos sabores dos bons pratos natalícios das mamãs. O organizador deste ano foi o bracarense Mota Viana, que como «seguranças» levou o irmão Nilton e o cunhado Gouveia, que foi furriel de Comandos. De mais longe e viajando de comboio, de Lisboa até ao Porto, compareceu o furriel Victor Velez. Mais de perto, mas não assim tão perto, «rodou» o furriel João Dias, que de automóvel foi de Tomar até ao Assador Típico.
faleceu há 12 anos !
O soldado João Nunes Marques, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, faleceu há 12 anos, no dia 20 de Dezembro de 2009. Cavaleiro do Norte com a especialidade de clarim, regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, depois de também ter passado por Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e cidade de Carmona. Regressou ao seu natal lugar de Vale Coelheiro, da freguesia de Santo André de Toseiros, em Castelo Branco, onde nasceu a 11 de Maio de 1952. Não sabemos qual foi a razão da sua «partida», terá sido por doença, mas hoje o recordamos com saudade e dele fazemos memória. RIP!!
|
|
Sem comentários:
Enviar um comentário