CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 27 de junho de 2022

5 846 - Cavaleiros do Norte ao sul de Portugal!



Almeida e Viegas, 2 Cavaleiros do Norte
no sul de Portugal. Em Junho de 2022!
Alferes José A. Almeida em 1974


Os dias de Junho de 2022 foram tempo de reencontro de dois Cavaleiros do Norte, por terras do sul de Portugal, no Algarve: os milicianos alferes Almeida e o furriel Viegas.
José Alberto Alegria Martins de Almeida foi oficial de reabastecimentos do BCAV. 8423, aquartelado na CCS do Quitexe e, pela jornada africana do norte uíjano, «acumulou» com a pasta da justiça. 
Regressou a Portugal a 8 de Setembro de 1975, fixando-se em Albufeira - para onde tinham migrado seus pais, os donos do antigo Colégio de Oliveira da Azeméis. O chão natal do casal e dos dois filhos - António José (falecido a 24 de Junho de há poucos dias) e José Alberto.
A jornada africana e a «correção e trato inexcedíveis, elevadas qualidades morais e cívicas» do alferes Almeida foram notadas pelo comando do BCAV. 8423, o então tenente-coronel Almeida e Brito, que, em louvor publicado na Ordem de Serviço nº. 168, sublinhou que «sempre procurou por o seu saber em proveito das necessidades da função militar». O que o «creditou como um bom colaborador do comando que serviu e o tornaram credor da consideração e estima de todo o pessoal que com ele privou no BCAV. 8423 durante a sua permanência na Região Militar de Angola».
O (nosso) alferes José Alberto Almeida, que a 14 de Junho festejou 75 anos, é licenciado em Economia e Arquitectura, foi professor e é empresário dos sectores da construção civil e do turismo e 
Cônsul do Reino de Marrocos no Algarve.
A base de trabalho é a cidade de Albufeira, no Algarve, e com escritório em Marraquexe, em Marrocos.

João Brejo no encontros da 2ª.
CCAV. 8423, em Salvaterra
de Magos, em 2015

Brejo, o furriel de Aldeia
Viçosa, 70 anos no Seixal!

O furriel miliciano Brejo torna-se septuagenário precisamente amanhã, dia 28 de Junho de 2021.
João António Piteira Brejo, de seu nome completo, foi furriel miliciano atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a da uíjana Aldeia Viçosa.
Alentejano e natural do lugar de S. Mateus, na freguesia de Nossa Senhora da Vila, em Montemor-o-Novo, lá voltou a 10 de Setembro de 1975 - depois de concluída a comissão de serviço em Angola, ao norte e por terras do Uíge.
O eternamente bem disposto e sempre bem  humorado furriel Brejo trabalhou na área da segurança, já na sua última fase da carreira profissional, e actualmente já aposentado, reside na Cruz do Pau, no Seixal, para onde vai o nosso abraço de parabéns - assim como para um dos seus três filhos (Rui António, o do meio), que é 1º. sargento da Marinha e no mesmo dia faz 39 anos. 
Parabéns para o pai, o grande Brejo, e para filho marinheiro!

O condutor Aniano Tomás
Aniano de Aldeia Viçosa,
70 anos na Mealhada !

O soldado Aniano Mesquita Tomás, foi condutor-auto da 2ª. CCAV. 8423 e festeja 70 anos a 28 de Junho de 2022. Já amanhã.
Cavaleiro do Norte de Aldeia Viçosa e depois da Carmona (actual cidade do Uíge), regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada africana do norte de Angola e à bairradina Ventosa do Bairro, freguesia do município da Mealhada, de onde é natural e onde reside.
Trabalhou na área da serralharia mecânica e, agora já aposentado, pela Bairrada continua a viver, agora gozar os prazeres e descontração da reforma e, sabemos nós, sempre atento ao que, aqui pelo blogue, vamos contando da história dos Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 e da sua 2ª. CCAV. 8423, comandada pelo capitão miliciano José Manuel da Cruz.
Parabéns para ele, embrulhados no desejo de muitos mais e bons aniversários no futuro!



Sem comentários:

Enviar um comentário