CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quarta-feira, 29 de junho de 2022

5 848 - Capitão Castro Dias no «Jacinto», transformado em Destacamento dos Cavaleiros do Norte!

O 1º. cabo Jacinto Diogo, da CSU, e o capitão Davide Castro Dias,
comandante da 1ª. CCAV 8423, a de Zalala. Encontro no Algarve,
a 28 de Junho de 2022 (ontem)
 


Os dias algarvios tiveram ontem mais um Cavaleiro do Norte em veraneio: o capitão miliciano Davide de Oliveira Castro Dias, que pelas uíjanas terras do norte de Angola foi comandante da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Zalala!
E depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, do Songo e  de Carmona
Inevitável foi a almoçarada no Jacinto, que foi 1º. cabo escriturário do Comando do Sector do Uíge (CSU), na saudosa Carmona - agora também Uíge de nome.
Jacinto Sebastião Gomes Diogo que foi 1º. cabo, é verdade, mas também por lá andou de G3 em punho nos trágicos primeiros dias de Junho de 1975 e agora é afamado empresário de restauração - fundador e gestor do restaurante que se dá pelo seu nome próprio - «O Jacinto», na Avenida Sá Carneiro, da Quarteira. Que, a brincar a brincar e a saborear a sua apetitosa ementa, se transformou numa espécie de «destacamento» de antigos combatentes dos chãos angolanos.
E onde, o capitão Castro Dias o diz e incansavelmente repete, se come «o melhor arroz de marisco do mundo».
O capitão Castro Dias
na hora do «rancho»
Arroz de marisco que nada a ver com as «ementas» dos furriéis milicianos José António Moreira do Nascimento, o vagomestre dos primeiros tempos de Zalala e há já muitos aos emigrado nos Estados Unidos da América do Norte; e depois do também saudoso furriel Américo Joaquim da Silva Rodrigues - que foi atirador de Cavalaria de especialidade militar mas se diplomou em gestor de «ranchos» dos zalalianos e desta vida «foi» a 30 de Agosto de 2018. 
Há já quase 4 anos! 
Nós subscrevemos a gastrónoma e autorizada opinião de Davide de Oliveira Castro Dias, assim como a do furriel João Custódio Dias, especialistas de TRMS, que lá esteve há duas semanas e os três - ele, Castro Dias e furriel Viegas - por lá mariscámos juntos vai para 3 anos.
«Estivemos a recordar os tempos de há 47 anos», comentou Castro Dias, sobre a «operação» de ontem e sem dispensar uma boa taça de verde branco a regar o sabor do «melhor arroz de marisco do mundo».
Eh, pá!!!..., pfff...., estivemos lá há uma semana e já nos matamos de saudades do opíparo prato cozinhado pelas mãos de ouro da «mais-que-tudo» do Jacinto.
Talvez, quase de certeza, para o ano as «mataremos»!
Alferes Pedro
Rosa, que hoje
 faz 70 anos

Alferes Rosa, de Zalala,
faz 70 anos em Palmela!

O alferes miliciano Pedro Marques da Silva Rosa, atirador de Cavalaria da 1ª. CCAV. 8423, festeja 70 anos exactamente hoje, dia 29 de Junho de 2022.
Cavaleiro do Norte da Fazenda de Zalala, e depois de Vista Alegre/Ponte do Dange, Songo e Carmona, foi louvado pela «maneira eficiente e interessada como desempenhou as funções de comandante de grupo de combate da sua subunidade».
«Dedicado, leal e colaborador, procurando dos seus militares o melhor rendimento, deu, com a sua conduta e trabalho, jus a elevar o conceito em que a sua Companhia desejava ser tida», sublinha o louvor, citando-o também como «disciplinado e disciplinador, superando a inexperiência militar pela muita dedicação e espírito de servir». 
O louvor credita-o, finalmente, com «um bom condutor de homens, constituindo-se em exemplo para com quem com ele privava».
O alferes Pedro Rosa regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975, à sua terra do Bombarral, e mora agora Algeruz, no município de Palmela, onde trabalha na área da economia, fiscalidade e contabilidade.
Para lá e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Furriéis Letras e Chitas,
que hoje festeja 70 anos
Chitas, furriel da 2ª. CCAV.,
70 anos em V. F. de Xira !

O furriel miliciano António Milheiros Courinhas Chitas, da 2ª. CCAV. do BCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 70 anos a 29 de Junho de 2022. Hoje!
Cavaleiro do Norte com a especialidade de atirador de Cavalaria, regressou a Portugal no dia 10 de Setembro de 1975, fixando-se em Cabeção, freguesia de Mora. Sabemos que, anos mais tarde e por razões profissionais, voltou a Angola, como colaborador de uma empresa construção civil.
O pouco que mais sabemos dele é que não participa (por opção pessoal) nos encontros anuais da 2ª. CCAV. 8423 e que mora(rá) no Sobralinho, em Vila Franca de Xira, para onde vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário