CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

5 881 - Os dias 1 de Agosto, de 1974 e 1975, no Uíge! A chegada de mais viaturas a Carmona!

A parada do BC12, em Carmona, nos primeiros dias de Junho de 1975 e tempo dos
trágicos combates da cidade, entre FNLA e MPLA. Vêem-se alguns populares
que se refugiaram no quartel do Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423


O furriel Viegas em frente à messe de sargentos do Bairro
Montanha Pinto, em Carmona, a 25 de Setembro de 2019

A 1 de Agosto de 1974, no Quitexe, reuniu a Comissão Local de Contra-Subversão (CLCS) e «as directivas superiores» impuseram «a não realização de acções ofensivas (...), deixando-se de bater as áreas dos «quartéis» IN e passando-se a apertar a malha de patrulhamentos ao longo de toda a ZA».Um ano depois, uma sexta-feira e em Carmona, fazia-se mais uma véspera do adeus final ao chão uíjano. Recebidas na véspera (31 de Julho) e no próprio dia 1 de Agosto de 1975, as viaturas que ajudariam a transportar o BCAV. 8423 foram sendo preparadas e carregadas. «Houve que preparar o movimento, com os cuidados que tal requeria, dado saber-se da oposição que a FNLA dizia ir fazer», lê-se no livro «História da Unidade».
A tropa, até pouco antes torpedeada de «bocas» mais ou menos depreciativas, passou a estar no céu dos deuses, para muitos dos civis: queriam ajuda, pediam apoio e, sabendo da nossa iminente saída, afinal queriam acompanhar-nos. Já abundantemente por aqui falámos disso.
A tropa, tanto quanto a algibeira podia, farrava nos restaurantes, cafés e bares da cidade. O Diamante Negro, perto do campo de futebol do Recreativo do Uíge, era um dos locais preferidos. Por lá se bailava e bebia, dando-se prazeres à vida e aos apetites de quem, aos 22 anos, sonha com o mundo nas mãos e vive amores fugazes.
Mantinham-se os níveis de segurança (e desconfiança), mas a malta, de juventude na guelra, pouco se cuidava de medos e deixava-se medrar os entusiasmos.
A 1 de Agosto de 1975, mais viaturas chegaram ao BC 12, viaturas que, relata o livro «História da Unidade», «nos ajudariam a transportar o BCAV.» Houve que, refere o mesmo livro, «preparar o movimento, com os cuidados que tal requeria, dado saber-se a oposição que a FNLA dizia ir fazer» - e faria. E de que maneira... 
Assim como se sabia «ir atravessar-se uma zona de conflito armado entre MPLA e FNLA, para depois prosseguir numa área de interesses do MPLA, dominada por este e pelo seu poder popular».
Artur Rosa


Artur Rosa, 1º. cabo, 70
anos em Ferreira do Zêzere!

O 1º. cabo Artur Rosa foi Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e festeja anos a 1 de Agosto de 2021. Precisamente hoje!
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, Artur da Maia Ferreira Rosa era ( e é) natural e residente no lugar de Chão da Serra, concelho de Ferreira do Zêzere, e lá regressou - depois da jornada angolana que o levou a Aldeia Viçosa e, depois, a Carmona.
Lá fez vida e lá vive e para lá vai o nosso abraço de parabéns pela bonita idade que hoje mesmo comemora! Que se repita por muitos e bons anos!


Botelho de Santa Isabel
faleceu há 29 anos !!!

O soldado Ricardo da Conceição Botelho foi especialista de transmissões e Cavaleiro do Norte da 3ª. CCAV. 8423 - a da Fazenda Santa Isabel. Faleceu há 29 anos, no dia 1 de Agosto de 1993.
O Botelho era residente no lugar de Afonseiro, da freguesia de Azinheira de Barros, do município do Montijo. E lá regressou a 11 de Setembro de 1975, depois da missão angolana - em Santa Isabel, pela vila do Quitexe e cidade de Carmona, sempre sob o comado do capitão miliciano José Paulo Fernandes.
Dele nada mais sabemos, infelizmente, mas registamos esta data em sua memória.
RIP!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário