CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 31 de julho de 2022

5 880 - Chegada de Comandos a Carmona e paraquedistas ao Negage! «Golpe de mão» em Penafiel!


Golpe de mão de um grupo de combate» da CCA, ontem em Penafiel, Da esquerda para a direita,
Monteiro, Gaiteiro, Gomes (enfermeiro), Gomes (condutor) e três amazonas. À direita, filha 
e D. Teixeira, Serra, Coelho (Buraquinho), Moreira, Miguel Teixeira (escriturário) e Neves

Neto, filho e Neves, M. Teixeira, Moreira, Buraquinho, Serra, D.
Teixeira e filha. À direita, nora e mulher do Neves, mulher do
 Gomes (condutor), Gomes (enfermeiro), Gaiteiro e Monteiro


Um «grupo de combate» da CCS do BCAV. 8423 esteve ontem reunido em Penafiel, em acção operacional marcada para o restaurante Ramirinho, em evento «cozinhado» pelo 1º. cabo Alfredo Coelho, o Buraquinho.
O furriel José Monteiro, que por terras de Angola foi especialista de Operações Especiais (os Rangers) e operacional da secretaria da companhia, reportou o relatório do acontecimento.
Eis o relato:
Há algum tempo atrás, fui contactado pelo Alfredo (Buraquinho) no sentido de se organizar um «golpe de mão».
O IN estava a pedi-las.
Responderam ao apelo 9 Cavaleiros, que se prontificaram a combater o poderoso presunto, mais as pataniscas e a cebola no vinho tinto, com os rojões, as moelas, mais adiante o poderoso bacalhau e, finalmente, o carneiro assado no forno.
A luta não foi fácil.
Utilizou-se a tática de tudo ao molho e fé no verde branco fresco da região e saímos todos vitoriosos deste duro golpe de mão.
Agradeço a bravura destes combatentes que me apoiaram: Domingos Teixeira (estofador), Gaiteiro, Serra e Gomes (condutores), Alfredo (o Buraquinho, analista de águas), o Moreira e o Neves (maqueiros), o Miguel Teixeira (escriturário), o outro Gomes (enfermeiro) e o Neves e o Moreira (maqueiros).
Foi importante a colaboração dos familiares do Teixeira e do Neves.
E então, para que conste na família dos Cavaleiros do Norte, publique-se esta acção.
Um abraço.
JOSÉ MONTEIRO

Cavaleiros do Norte: NN (quem é?),
António Cabrita e Alípio Canhoto
Chegada de Comandos a Carmona
e paraquedistas ao Negage !

Há 45 anos, o dia 31 de Julho foi uma quinta-feira e quando «começou a materializar-se a operação de rotação» do BCAV. 8423 de Carmona para Luanda, nomeadamente «com a chegada de viaturas e de tropa de reforço».
O livro «História da Unidade» reporta uma Companhia de Comandos (que ficou no BC12) e outra de Paraquedistas (no Negage).
O conflito MPLA/FNLA estendia-se, por esta altura, a pelo menos mais uma localidade: Porto Amboim, importante porto piscatório do Quanza Sul.
«O emprego de armas pesadas pôs a população em pânico», relatavam as agências informativas ANI, FP, AP e UPI, acrescentando que «a maioria da população foi evacuada pleno navio «Sofala, com destino ao Lobito».
Novo Redondo, 80 quilómetros ao sul e depois da paragem de terça-feira imediatamente anterior, «viu» os combates retomados na quarta, «com particular violência, tendo também sido usadas armas pesadas». A população, naturalmente alarmada com a situação, preparava-se para abandonar a cidade.
Em Malanje, a sul de Carmona (actual cidade de Uíge), «as 6000 pessoas que estavam refugiadas nos quartéis portugueses, estavam a ser evacuadas para o sul de Angola, em comboios de 50 viaturas, escoltados por tropas portuguesas durante 10 quilómetros».
Luanda e Caxito estavam em «situação estacionária, não havendo notícias de incidentes e de movimentos de tropas».

António Simões
Simões, mecânico, 70 anos
em Figueiró dos Vinhos !!!

O soldado António da Conceição Simões foi mecânico-auto de especialidade militar e combatente da CCS do BCAV. 8423, no Quitexe e em Carmona - lá pelo norte uíjano de Angola.
Cavaleiro do Norte do BCAV. 8423, é natural de Vale do Rios, da freguesa e concelho de Figueiró dos Vinhos, lá regressou a 8 de Setembro de 1975, depois de con
cluída a sua jornada africana, que por lá concluiu em história de (longos) 15 meses

Fez carreira profissional na GNR e, já aposentado, mora no Guizo, em Figueiró dos Vinhos - para onde vai o nosso abraço de parabéns, pelos 70 anos que festeja hoje mesmo, dia 31 de Julho de 2022. E venham mais!

Sem comentários:

Enviar um comentário