CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

7 284 - Cavaleiros do Norte no Uíge, Governo Provisório de Angola e facções do MPLA d´acordo com o presidente Neto!


O capitão José Manuel Cruz, comandante da 2ª. CCAV. 8423, e o alferes António Albano Cruz, comandante do
 parque-auto da CCS, ambos milicianos, na praia da ilha de Luanda e em Agosto de 1975. Acompanhados,
no caso, por familiares. O bebé é o Ricardo, filho do alferes Cruz

A actualidade angolana no jornal «A Província de
 Angola», actual «Jornal de Angola» - o do dia
 4 de Setembro de 1974, há 49 anos!

O diário «A Província de Angola», jornal que se publicava em Luanda, noticiava, a 4 de Setembro de 1974, da constituição do Governo Provisório de Angola, que era presidido pelo Alto Comissário António Rosa Coutinho.
Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423, por essa altura, eram força activa no Sub-Sector do Uíge, com a CCS do capitão António Martins Oliveira (do SGE), aquartelada no Quitexe, e companhias operacionais na Fazenda Zalala (1ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano Castro Dias), em Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV. 8423 do capitão miliciano José Manuel Cruz) e na fazenda Santa Isabel (a 3ª. CCAV. 8423, a do capitão miliciano José Paulo Fernandes).
Vale a pena lembrar que, associadas ao BCAV. 8423 e dele operacionalmente dependentes, estavam a CCAÇ. 4145, do capitão Raúl Corte-Real (em Vista Alegre) e a CCAÇ. 209/RI 21, do capitão miliciano Victor Corrêa (na Fazenda do Liberato).
Um ano depois e em vésperas de os Cavaleiros do Norte regressarem a Portugal , eram anunciadas vitórias militares do MPLA no Cubal e Ganda, sobre a UNITA, e no Caxito (sobre a FNLA). A confirmar-se esta posição do movimento de Agostinho Neto, reportava o «Diário de Lisboa» que «estava 

temporariamente afastado o perigo de a estação de abastecimento de água a Luanda, situada no Quifangongo, ser tomadas pelas forças do MPLA».

Facções do MPLA
d´acordo com Neto!


Os Cavaleiros do Norte do BCAV. 8423 continuavam no Uíge - pelo Quitexe (a CCS), Aldeia Viçosa (a 2ª. CCAV.) e Fazendas Zalala (a 1ª. CCAV.) e Santa Isabel (a 3ª. CCAV.) - e outra questão do 4 dia de Setembro de há 49 anos eram as dissidências internas do MPLA.
Dissidências entre a direcção do presidente Agostinho Neto e as facções lideradas por Mário Pinto de Andrade (a Revolta Activa) e Daniel Chipenda (a Revolta do Leste).
«Reguladas as divergências», noticiava o jornal «A Província de Angola», subtitulando que o médico Agostinho Neto continuava como presidente e que Daniel Chipenda e Mário Pinto de Andrade assumiam vice-presidências do Movimento Popular de Libertação de Angola - o MPLA.

Victor Velez em 2018
furriel  em 1974/75

Velez, furriel de Zalala,
faz 71 anos em Lisboa !


O furriel miliciano Victor Manuel da Conceição Gregório Velez, da 1ª. CCAV. 8423, a de Zalala, festeja 71 anos amahã, dia 5 de Setembro de 2023. 
Atirador de Cavalaria de especialidade militar, obtida na Escola Prática de Santarém, era sobrinho-neto da então famosa actriz Elvira Velez e viajou para Angola com a 1ª.CCAV. 8423 mas ainda não sabendo que a ia integrar, o que só aconteceu no Grafanil. Fez parte da guarnição do 3º. Grupo de Combate dos Cavaleiros do Norte do capitão miiciano Davide Castro Dias, comandado pelo alferes miliciano Pedro Rosa, e regressou a Portugal no dia 9 de Setembro de 1975. À Rua Gonçalves Crespo, da freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa. É em Lisboa que continua a viver e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário