CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

7 292 - O regresso dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a da Fazenda Santa Isabel!

O encontro de 2023 dos Cavaleiros do Norte da 3ª. CCAV. 8423, a 3 de Junho e na Feira: 1º. cabo Carlos
S. Simão, Carlos Feliciano, capitão José Paulo Fernandes e 1º. cabo José Carrilho (de azul claro e
óculos). Em primeiro plano, o furriel António Flora e o alferes Carlos Silva (ambos de óculos)



O capitão José Paulo Fernandes, comandante
da 3ª. CCAV. 8423, a de Santa Isabel, com o
1º. sargento Francisco Marchã

A 3ª. CCAV. 8423, a da saudosa Fazenda Santa Isabel, deixou Angola e saiu de Luanda há precisamente 48 anos, no dia 11 de Setembro de 1975, quando voou num dos aviões dos Transportes Aéreos Militares (TAM) para Lisboa.
Aqui chegou no dia seguinte, deixando para trás 15 meses de comissão militar pelas terras do Uíge do norte de Angola.
Os Cavaleiros do Norte da Fazenda Santa Isabel eram comandados pelo capitão miliciano José Paulo de Oliveira Fernandes e lá chegaram no dia 11 de Junho de 1974, depois do curto «estágio» do campo Militar do Grafanil - onde estavam aquartelados desde o dia 5 desse mês, viajados de Lisboa. 
Outros oficiais, todos milicianos e desta subunidade do BCAV. 8423, eram os alferes Augusto Rodrigues, de Operações Especiais (Rangers), e os atiradores de Cavalaria Mário José Barros Simões, Carlos de Almeida e Silva e Luís António Pedrosa de Oliveira. 
O 1º. sargento Francisco António Gouveia Marchã foi o chefe de secretaria.
Os furriéis milicianos Agostinho Belo, Ângelo Rabiço,
José Adelino Querido, Victor Guedes e António
Fernandes, todos de Santa Isabel

O quadro de
furriéis milicianos!

O quadro de furriéis milicianos incluía Armindo Henriques Reino, especialista de Operações Especiais (Rangers), Victor Mateus Ribeiro Guedes (de armamento pesado, falecido a 16 de Abril de 1998, de doença e em Lisboa), João Augusto Martins Cardoso (transmissões), Ângelo Tuna Rabiço (enfermeiro), Agostinho Pires Belo (vagomestre), José Rodrigues Lino (mecânico) e os atiradores de Cavalaria António Pires Flora, António da Costa Fernandes, Alcides dos Santos da Fonserca Ricardo, José Fernando da Costa Carvalho, Graciano Correia da Silva, António Luís Barradas Mendes Gordo, José Avelino Grenha Lopes, Luís Ribeiro Capitão (falecido a 5 de Janeiro de 2010, em (Vila Nova de) Ourém e de doença) e José Adelino Borges Querido. 
A guarnição esteve em Santa Isabel até 10 de Dezembro desse ano, quando rodou para a vila do Quitexe, juntando-se à CCS. A 8 de Julho de 1975, rodou para Carmona e para o BC12, de onde saiu a 3 de Agosto, integrada na epopeica coluna de evacuação para o Campo Militar do Grafanil. Depois, para Luanda e antes de Lisboa e Portugal!
Altino G. Fião


Fião de Zalala, 71
anos em Ovar!

O soldado Altino Gomes Fião, da 1ª. CCAV. 8423, a da mítica Fazenda de Zalala, comemora 71 anos a 11 de Setembro de 2023.
Hoje mesmo e em Ovar!
Cavaleiro do Norte e condutor-auto de especialidade militar, era (é) natural e residente no Bairro de S. José, em Ovar. Lá voltou a 9 de Setembro de 1975, depois de cumprida a sua (e nossa) jornada africana do nortenho Uíge angolano. Por lá, pela cidade de Ovar e arredores, fez vida familiar e profissional (foi funcionário público, como assistente operacional da Câmara Municipal de Ovar), aposentando-se a 1 de Abril de 2014. Para lá vai e para ele vai o nosso abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário