CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

7 295 - Os combates de há 48 anos entre MPLA e FNLA! O êxodo dos portugueses de Angola!

Grupo de furriéis milicianos do BCAV. 8423, aqui na entrada do bar e messe de sargentos do Quitexe:
 Viegas, José Carvalho, Francisco Bento, António Flora, Luís Capitão (falecido a 5 de Janeiro de 2010,
em Ourém) e Nelson Rocha. À frente e sentados, Delmiro Ribeiro, Armindo Reino, Grenha Lopes
 e o «barman» Carlos Lajes 

Cozinheiros da messe de sargentos da CCS, na
Quitexe: 1º. cabo José Maria Almeida e soldados
José  Rebelo e Joaquim Duarte

Há 48 anos e aos dias 14 de Setembro de 1975, quase uma semana depois da chegada da CCS do BCAV. 8423 ao chão de Portugal, lá por terras de Angola continuava «a ofensiva do MPLA, simultâneamente em duas frentes».
A sul, contra a as Forças Armadas de Libertação de Angola (as FALA, da UNITA de Jonas Savimbi); a norte, frente ao Exército de Libertação Nacional de Angola (o ELNA da FNLA de Holden Roberto).
Os Cavaleiros do Norte já estavam em Portugal, de regresso aos seus chãos e ao conforto das suas famílias, mas, naturalmente, continuavam muito  expectantes quanto a tudo o que se passava pelos sítios da sua jornada africana do Uíge angolano, principalmente por Carmona - a capital da província do Uíge -, de onde tinham saído a 4 de Agosto imediatamente anterior, o de há 48 anos.
«As forças do MPLA e da FNLA defrontaram-se perto da cidade de Duque de Bragança», reportava o «Diário de Lisboa» do tempo, acrescentando que, e citamos um comunicado oficial do movimento de Agostinho Neto, «as forças rivais bateram em retirada, prosseguindo agora o avanço das suas forças em direcção aquela cidade».
Continuava, por essa altura, o êxodo de portugueses para Lisboa, fugindo à guerra civil angolana, mas, segundo Pierre Cayrol, enviado especial da France Press, a saída estava em «nítido abrandamento».
Artur Gameiro

Gameiro de A. Viçosa, 
71 anos em Cercal de 
(VN de) Ourém!

O soldado Artur Mendes Gameiro, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, festeja 71 anos a 14 de Setembro de 2023.
Clarim de especialidade militar, é natural do lugar do Cercal, da freguesia de Espite, no concelho de (Vila Nova de) Ourém, e lá voltou a 10 de Setembro de 1975, no final da sua jornada angolana do Uíge africano do norte de Angola - ao fim de 15 longos e vividos meses, que também passaram pela cidade de Carmona e o Campo Militar do Grafanil.
Ainda lá vive, tanto quanto julgamos saber, e para ele vão as nossas felicitações pela bonita idade que hoje festeja, certamente rodeado de familiares e amigos!
Joaquim Duarte,
cozinheiro CCS

Duarte, cozinheiro da 
CCS, 71 anos em 
Castelo Branco!

O soldado Joaquim da Ressurreição Duarte, da CCS do BCAV. 8423, na vila uíjana do Quitexe e também na cidade de Carmona (actual Uige), festeja 71 anos a 14 de Setembro de 2023.
Hoje mesmo e em Castelo Branco.
Cavaleiro do Norte com a especialidade de cozinheiro, é natural de Almaceda, turística freguesia do município de Castelo Branco, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975, já lá vão um pouco mais de 48 anos. Vive(rá) agora no Lote 19 da Rua do Proença, na mesma cidade albicastrense. Para lá, e para ele, vai o nosso grande abraço de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário