CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

domingo, 10 de setembro de 2023

7 291 - O regresso dos Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa e a Portugal!

 

O capitão José Manuel Cruz (da 2ª. CCAV.), o tenente-coronel Almeida e Brito (comandante do do BCAV. 8423) e os milicianos alferes João Machado e Jorge Capela e furriel José F. Melo, todos Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa

Os furriéis milicianos António Rebelo, Amorim Martins, Abel Mourato
(falecido
a 02/06/2020, de doença e em Vila Viçosa) e Mário Matos


O dia 10 de Setembro de 1975 foi uma quarta-feira e o do regresso da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, em adeus a Luanda e a Angola, voando para Lisboa e para os chãos e os cheiros das suas terras natais e/ou de residência, o conforto, o carinho e o amor das suas famílias. 
Já lá vão 48 anos.
Todos nós éramos bem jovens e de alma cheia de confiança, de bornal grávio de boas expectativas e com enorme capital de esperança num Portugal melhor. Não exactamente o Portugal de hoje. Seria muito, muito melhor. Nisso acreditávamos!
Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423,
a de Aldeia Viçosa e todos identificados
Os Cavaleiros do Norte de Aldeia Viçosa eram comandados pelo capitão miliciano José Manuel Romeira Pinto da Cruz e chegaram àquela localidade do Uíge a 10 de Junho de 1974, idos do Campo Militar do Grafanil, no arredores de Luanda  - aonde tinham chegado a 4 de Junho anterior, idos de Lisboa e do RC4, a unidade mobilizadora, no Campo Militar de Santa Margarida.
Já no norte de Angola, aquartelaram-se a vila de Aldeia Viçosa durante 9 meses, até 11 de Março de 1975 quando, a partir do dia 2, começaram a rodar para o BC12, em Carmona, juntando-se às outras subunidades do BCAV. 8423. Foram a última Companhia militar portuguesa instalada em Aldeia Viçosa, tal como no Destacamento da Fazenda Luísa Maria.
Outros oficiais milicianos desta subunidade eram os alferes João Francisco Pereira Machado, de Operações Especiais (Rangers) e os atiradores de Cavalaria Jorge Capela, Domingos Carvalho de Sousa e João Carlos Lopes Periquito (em Fevereiro de 1975 e por razões que desconhecemos, substituído por Manuel Meneses Alves - que viria a falecer a 16 de Maio de 2013, de doença e quando era empresário em Leiria).
Os Cavaleiros do Norte da 2ª. CCAV. 8423 desembarcaram em Lisboa no dia 11 de Setembro de 1975, depois do voo dos Transportes Aéreos Militares (TAM).!
Victor Antunes

Antunes da 2ª. CCAV.
em festa dos 71 anos!


O soldado Victor Martins Antunes, Cavaleiro do Norte da 2ª. CCAV. 8423, está amanhã em festa, dia 11 de Setembro de 2023: comemora 71 anos de vida! 
Há 48 e na véspera, tinha sido o da partida de Luanda para Lisboa, depois de concluir a sua jornada africana por terras do norte de Angola. Literalmente, foi a «voar» que então entrou no seu viçoso 23º. ano de vida, 
Atirador de Cavalaria de especialidade militar,  jornadeou pela vila de Aldeia Viçosa e pela cidade de Carmona, capital do Uíge, entre Junho de 1974 e Setembro de 1975. Desembarcado na capital portuguesa, seguiu para a sua terra natal, o Casal de Santo Amaro, em Cernache de Bonjardim, concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco.
A vida profissional e familiar levou-o para outros caminhos e outras terras, morando agora (e desde há muitos anos) na Quinta da Bicuda, à Torre, em Cascais.
Grande abraço e parabéns!


Sem comentários:

Enviar um comentário