CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

- Há 50 anos: A mensagem de Natal do Comandante do CSU!


O edifício do Camando do Sector do Uíge/ZMN do tempo Português. Imagem de 25 de Setembro de 2019, quando por
lá passou o furriel Viegas, da CCS. Actualmente, é o Tribunal Militar do Uíge das Forças Armadas de Angola

O coronel Carlos Carreiras comandou
o CSU na cidade de Carmona
BCAV. 8423

A quinta-feira de 26 de Dezembro de 1974, há 50 anos e pelas bandas da terra uíjana do Quitexe angolano, foi tempo de o comandante Almeida e Brito se deslocar, uma vez mais, a Carmona, para, neste caso, uma reunião no Comando de Sector do Uíge (CSU) e Zona Militar Norte (ZMN).
Oficial de Cavalaria com a patente de tenente-coronel, retribuía, pessoalmente, a mensagem de Natal do Comandante do CSU, publicada na ordem de serviço e lida em formaturas de parada, no Quitexe, nomeadamente referindo que «não é ainda para nós que, neste Natal de 1974, terminará a velada de armas iniciada há 14 anos em Angola».
«Fiquemo-nos com a certeza de estar a cumprir uma alta missão, ajudando a construir, em paz, um novo país de expressão portuguesa», sublinhava a mensagem, que recordo do livro «História da Unidade».
O comandante do CSU era o coronel-tirocinado Carlos Maria Bastos Carreiras (na foto e falecido a 11/02/2012) e a mensagem frisava (...) «a consolação de encontrar no seio do Exército uma segunda família, a mesma camaradagem diária de combatente para combatentes, comungando os mesmos princípios, vivendo os mesmos bons e maus momentos
».
Foi há 50 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário